18.11.14

[Resenha] Violent Cases

18.11.14

          Oi oi! Hoje a resenha é de uma HQ que recebi da Editora Aleph (detalhe: recebi ontem rs)! Vamos a sinopse e etc.

A verdade e a confiabilidade das memórias são o fio condutor de Violent Cases, a primeira e famosa colaboração do escritor Neil Gaiman com o artista Dave McKean. Pressagiando muito do estilo e dos temas que ambos viriam a tratar em criações futuras, a graphic novel mistura ficção e realidade de forma tão singular quanto combina texto e imagem, e traz em seu cerne o poder e a magia de contar histórias. 







      
      Em Violent Cases temos um protagonista que nos conta sobre seu passado. A grande questão é que a sua memória falha às vezes, colocando os fatos em risco. Enfim, ele conta sobre um dia quando tinha quatro anos e meio em que teve uma briga com seu pai e acabou tendo de ir ao osteopata. Esse tal osteopata que ele não consegue lembrar com quem se parecia ou como era, nos dando duas versões suas, o conta histórias de Gangsters, inclusive que Al Capone era seu paciente. 


        O rapaz se encanta com as histórias das festas que o osteopata conta e sonha em ser um Gangster (que sonho hein, buddy?) Só que enquanto o médico falava das festividades de adultos, ele se lembra das festas de criança em que era obrigado a ir por causa dos pais. E nessas festas infantis tinha um certo palhaço que o amedrontava. Enquanto ele está numa dessas, o tal médico conta a história de como conheceu Al e na festa infantil ocorre uma dança das cadeiras. E gente, Neil Gaiman conseguiu intercalar duas coisas tão distintas de uma forma p-e-r-f-e-i-t-a.


   Dai pra frente temos um certo clímax na história, mas os acontecimentos são confusos. Não podemos confiar na narrativa que é feita pelo narrador. Muita das vezes o pensamento é interrompido pela falha de memória. 


      A história em si é bem simples, nada muito wow. Mas é Neil Gaiman rsrs. É quase um conto. Os desenhos/ilustrações são muito bem feitos e diferentes. A junção de Gaiman e McKean foi fantástica. Uma dupla e tanto. Foi minha "primeira" experiência com HQ's desse tipo e olha, foi muito boa! 

     Vou deixar um pequeno vídeo mostrando mais de Violent Cases. Fotos não eram o bastante.



9 comentários:

  1. Não é o gênero que costumo ler mas fiquei bastante interessada com a história e a ilustração é linda. Parabéns pela resenha. :)

    ResponderExcluir
  2. Uau! Neil Gaiman é um grande nome! Quando eu li esse nome aqui, lembrei na hora dos Livros da Magia, só depois de uma googleada que eu me toquei que ele é bem mais do que um simples escritor (de um dos livros mais legais que eu já li)...
    Ultimamente eu estou nessa de ler HQs, e essa pareceu bem interessante pela história mesmo, as ilustrações não me agradaram muito, não sei...Mas deu vontade de conferir!

    Oh My Feels!

    ResponderExcluir
  3. Meu deus, que bacana.
    Cara, não sou tão viciada em HQs, comecei a colecionar uns agora, mas esse parece muito interessante, deu vontade de comprar.
    seguindo.
    milketc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler algo do Neil Gaiman, ele parece ser um autor maravilhoso. De uns dias pra cá estou com vontade de ler HQs e quando vi essa fiquei extremamente curiosa, só vi comentários positivos sobre, o que me deixou bem curiosa. Adorei! Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei as resenhas mais nunca li!
    Será que é bom?
    http://www.brunasmiderlemantovani.com/

    ResponderExcluir
  6. Amo HQ's, fiquei super com vontade de ler esse livro. Ótima resenha... Parabéns *u*

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana,
    Não sou muito de ler HQ mais esse me chamou bastante atenção, gostei bastante da resenha e muito sucesso para seu blog ;)

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Super bacana, gostei da pegada do enredo e as ilustrações são um show a parte e é bem como você disse:

    "É Neil Gaiman"

    Nem temos muito o que falar sobre ele, gostei da postagem viu!

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  9. Faz tempo que não leio hqs, tenho vontade ^^

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©