8.12.14

[Resenha] Lua de Larvas - Sally Gardner

8.12.14

Olá vocês! Depois de algum tempo sem resenhas cá estou eu com uma! Faz um pouco de tempo que li esse livro, mas ele foi um dos favoritos do ano <3 Vamos pra sinopse!

Standish Treadwell é um jovem disléxico que vê o mundo de maneira diferente da maioria. Graças a essa visão, ele percebe que o mundo lá de fora não tem que ser necessariamente cinzento e opressor. Com o pano de fundo de um regime implacável, disposto a tudo para vencer seus rivais na corrida para chegar à Lua. Este impressionante Lua de larvas é o novo livro da premiada autora Sally Gardner.









A história começa com um questionamento feito pelo Standish sobre seu amigo Hector, que é levado embora pelo governo autoritário. Vamos imaginar aqui um cenário nazista ok? Ele e seu avô Gramps moram na Zona 7, onde a Terra Mãe mantem todos sob controle. Eles tem pouca comida e a televisão é contrabandeada. 

Lua de Larvas

O livro tem capítulos bem pequenos, o que faz a leitura ser extremamente rápida. Se você começa a ler de manhã no período da noite já terminou. Mesmo com capítulos pequenos, a autora conseguiu detalhar o mundo brutal que o governo cega as pessoas com a mídia em que vivem Standish e seu avô.
Lua de Larvas

Standish tem dislexia (assim como a Sally, por isso ela criou um personagem com essa característica) e as pessoas acabam o subestimando. Ele também tem um olho castanho e outro azul, o que não ajuda em nada. Porém, ele é muito inteligente e perceptivo, o que faz os garotos bullies ficarem atrás dele. Nós também temos nessa sociedade, uma corrida espacial em direção à lua. E claro, a Terra Mãe está nessa corrida. 

Lua de Larvas

O garoto percebe então que a sociedade em que vive é extremamente opressora e que ele e seu avô precisam ajudar o amigo de Standish, Hector e o resto da Zona 7. O clímax da história é o segredo que Hector guarda pra si durante toda a narração. Durante a tal corrida espacial, Standish percebe que obviamente tem algo por trás de tudo aquilo e decide que está na hora de desmascarar a Terra Mãe.

Cá entre nós, acho que a autora quis fazer uma crítica social e a certos lugares do nosso querido planeta, já que cita a corrida espacial que é muito parecida com a ocorrida entre União Soviética e Estados Unidos para demonstrar suas tecnologias entre 1957 e 1975. E até alguns aspectos da Zona 7 são imagináveis em alguns países não ficcionais.

Lua de Larvas

A narrativa do livro é em primeira pessoa feita pelo Standish, pois a intenção era mostrar aquele universo na visão de uma criança diferente das outras. Outro aspecto do livro são as ilustrações que formam uma sequência com esse ratinho aí, juntando as ilustrações e a história você capta ainda melhor o que a autora quis passar. O rato é uma metáfora, fica a dica.

Lua de Larvas

A diagramação é simples. O personagem principal me cativou de uma forma inexplicável. Com certeza esse é um livro que devia constar na suas leituras!

"O que eu descobri sobre línguas é o seguinte: quando você não é bom em ler e escrever, você se torna um gênio em ouvir palavras."

16 comentários:

  1. Vi esse livro esses dias e fiquei numa dúvida tremenda em comprá-lo ou Fangirl (o que acabei comprando), com medo de não ser tão bom. Mas depois que procurei vi que ainda vou ter que voltar e comprar. Além de a capa ser maravilhosa (o que me chamou a atenção de primeira), todas as críticas que vi até agora foram muito boas. Espero gostar muito de ler. Valeu pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra que você não vai se arrepender, é maravilhoso!

      Excluir
  2. Gente, sua resenha me deixou super interessada em lê-lo! Estou precisando de livros novos, e acho que vou colocá-lo na lista *o*

    Beijos!

    http://www.bilhetedagarrafa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas achei-o um amor logo de cara! Adoro histórias narradas por crianças, acho que elas dão um toque mais sincero à história. E o que dizer dessas ilustrações lindíssimas? Querendo muito! *-* Sorte que esse mês é meu aniver e vou poder gastar os meus vales-presentes, haha.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal o ponto de vista dele nesse mundo horrível que ele vive. Ele vê a realidade de forma diferente

      Excluir
  4. Li o primeiro livro da Sally no começo do ano e ela me conquistou. Depois disso, pesquisei um pouco, mas não vi esse livro dela nas minhas pesquisas... Ainda bem que você o apresentou! Será minha próxima aquisição, com certeza! Sally escreve bem e o livro parece muito fofo pelas suas fotos.

    Beijo, Bru.
    https://alamedaliteraria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofo não é, pq como eu disse na resenha é um mundo bem terrível, ele passa fome às vezes. Mas ele tem uma visão real e poética até rs

      Excluir
  5. Oi Ana,
    Eu quase comprei esse livro na Bienal, mas outros me chamaram a atenção, mais agora que eu estou vendo algumas resenhas desse livro estou me arrependendo de não ter comprado rsrs.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, nunca tinha visto esse livro, eu simplesmente A-D-O-R-O distopias, me sinto muito melhor lendo, acho que são histórias que nos prendem muito mais.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  7. Você me convenceu, mais um livro pra minhas lista. Ótima resenha, não tenho muito o que comentar.
    Abraço

    http://chacomresenha.blogspot.com.br/2014/12/cacando-ofertas-3.html

    ResponderExcluir
  8. Gente quero muito ler esse livro, pois ele aparente ser tudo de bom. beijos http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/2014/12/atras-do-espelho-resenha-s2.html

    ResponderExcluir
  9. Olá, acho que é a primeira vez que ouço falar desse livro, mas fiquei encantada, amo livros com capítulos curtos, e pelas fotos a diagramação é bem legal, fora a história! Parabéns pelo blog tá excelente ^^

    www.moniitorando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhum, o que me encantou foi isso... É um livro simples e curto,mas com uma história fantástica.

      Excluir
  10. Ana eu nunca tinha ouvido falar desse livro e achei super legal. É muito bom ver blogueiras fazendo resenhas de livros diferentes, eu só vejo a mesma coisa por aí, sabe? Admito também que tenho uma certa queda por livros que se passam na época do nazismo. Preciso também dizer que eu amei as fotos do post. Eu as vi no flickr antes, mas ah, quis comentar! Muito lindinhas mesmo <3

    pamelawille.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele me encantou justamente pq não é tão falado... Cansei das resenhas de John Green e etc... kkkkkk uhul que legal vc ter visto o flickr <3

      Excluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©