28.1.15

Resenha | O Fim da Eternidade

28.1.15

Olá meu povo! Tem resenha pra vocês! O livro da vez foi cedido pela Editora Aleph.

Andrew Harlan é um Eterno: membro da classe dominante do futuro. A humanidade estava a salvo. Até que Harlan comete o pior dos pecados: apaixona-se. Tido como um de seus melhores trabalhos, este clássico nos mostra mais uma vez por que Asimov é considerado o grande mestre da ficção científica moderna.








Então, temos o Harlan. Ele é um Eterno e eles são um grupo de cientistas que estão "acima" do tempo. As pessoas na terra acreditam que eles trabalham pra melhorar o comércio entre os séculos, porém o que eles fazem de verdade é manipular a realidade/história para torná-la mais favorável. Eles se consideram quase como deuses que tem o poder de mudar t.u.d.o e isso sem o conhecimento da humanidade. 


O Fim Da Eternidade

Só os mais brilhantes, observadores e "sem vida" se aplicam ao trabalho de Eterno. Os Recrutas devem encontrar as pessoas com essas características de "mente fechada" pra serem Eternos pra ninguém, eventualmente, acabar causando uma revolução contra a Eternidade. 



Nosso protagonista Harlan se apaixona por uma mulher e isso é quase um "pecado" na sociedade em que vemos no livro. O problema é que essa é a primeira mulher que se joga na frente dele e ele acaba apaixonado. #ComoFaz?

O Fim Da Eternidade

Por ele se apaixonar por tal, acaba colocando a Eternidade em risco porque ele pode fazer o que quiser e o que precisar pra ficar com sua amada. E o ponto crucial da história se baseia no fato dele amar. 

Os Eternos podem viajar no tempo, porém só até certo ponto, no caso do futuro. Isso por que os humanos do futuro não gostam muito de terem os Eternos colocando o nariz onde não são chamados. E esse também é um dos pontos trabalhados pelo Asimov dentro da história.  Lembrem-se que aqui, eles podem adaptar a realidade da forma como querem e isso interfere nos outros tempos. 

O Fim Da Eternidade

O início da leitura é lento por você ter de se adaptar a certos tempos como "fisiotempo" e a sociedade em que se situa a história, mas depois você pega um ritmo bom. A narrativa é em terceira pessoa. E a diagramação do livro é bem bem simples como você vê na foto acima. 

O tema de viagem no tempo me chamou a atenção e acho que o trabalho do Asimov é excepcional. A escrita dele é fluída mesmo com esse tipo de tema. É uma ficção científica que não deixa o leitor louco atrás de mais informações. Tudo tá ali e muito bem explicado.

O Fim Da Eternidade

Eu não amei nenhum dos personagens. Achei esse ponto mais fraco. Nosso protagonista é meio chato e irritante. Nenhum deles tem aquele toque, sabe? Mas não atrapalhou a leitura.

"Que pena, o agora não dura muito, nem na Eternidade."

- página 99

24 comentários:

  1. Olá!
    Gosto bastante desse tema de viagem no tempo e atualmente estou muito viciada em Doctor Who, que não sei se você sabe, mas o Doctor é um Senhor do Tempo e tal. Enfim, acho que eu gostaria de ler esse livro e vou salvar o título para não esquecer.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei sim! Já até comecei a assistir, mas eu boiei um pouco :/ Quem sabe depois? Salva o título mesmo. É um ótimo livro.

      Excluir
  2. Ah, agora fugindo do assunto, aí nas fotos do instagram eu vi uma caixa com livros do Sherlock <3 Que coisa mais linda!!!
    No meu aniversário eu também ganhei (ou melhor, comprei, já que fui eu que paguei) vários livros dele, entre eles, um exemplar desse box da Zahar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu box maravilhoso <3 Quase chorei quando chegou!

      Excluir
  3. Amoooooo esse gênero de viagem no tempo! Amei a resenha e estou muito afim de ler😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, me convenceu a ler! Já anotei aqui na minha lista de desejos, principalmente porque nunca li nada do asimov e ele é todo famosão né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi meu primeiro livro dele e não me arrependo!

      Excluir
  5. Oiee, Gabis. Tudo bom?

    Socorro, que capa linda! A trama em si parece ser bem envolvente, não conhecia a obra, mas com todos esses seus comentários realmente NECESSITO HAUAHAUAH. Putz, a coisa qual mais gosto é personagens instigantes em livros, e genten, mesmo sendo chato, quero HUAHAUAHA, vamos ver no que vai dar, não é mesmo? Gostei do enredo e a essa parte dos grupos de cientistas eu nunca li nada em livros, parece ser uma boa aposta ♥ Espero ler brevemente ;)
    PS: Hazou esse layout e essas fotos ficam lindíssimas <3

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim! Leia sim! Eu apostei e foi uma das boas haha
      Obrigadinha!

      Excluir
  6. Eu curti muito muito mesmo a capa, bonita.
    Mas realmente odeio personagens irritantes ahaha já me basta eu! KK
    Adorei a resenha viu
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Primeiro eu amei o título do livro... Me chamou muito a atenção... Gosto de livros que giram em torno do amor ser a razão para tudo dar certo ou errado, sem contar que viagens no tempo estão na minha de temas para ler sempre... Com certeza vou ler porque fiquei super curiosa...

    beijos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  8. Acho bem interessante esse tema de viagem no tempo. Estou querendo assistir doctor who justamente por isso rsrs. Também vou salvar o titulo, vou querer ler ele. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Eu estou lendo As cavernas de Aço do Asimov, e é bem isso mesmo que você falou, a escrita dele é fluída mesmo falando de coisas complexas com viagens no tempo ou ética num mundo repleto de robôs. Vou salvar o nome do livro para adquiri-lo na primeira oportunidade!

    Beijos!
    http://coolturenews.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Não conhecia o livro, e a premissa é bem interessante!
    Essa questão de viagem no tempo acho incrível!
    E que pena que os personagens não são apaionates...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. A história parece ser bem original, um pouco densa eu diria, mas bem original.
    Não sei se seria uma leitura pra esse momento, mas com certeza é um livro que eu ainda quero ler um dia. Gostei muito da sua resenha, acho que você conseguiu passar bem o significado do livro através dela :)
    Abraços

    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ana!
    Nunca li Asimov, embora curta ficção científica.
    O título me chamou atenção, é bastante forte.
    E também fiquei curiosa com o fato, de que na trama, o amor é considerado um pecado.
    Mas, se Isaac Asimov é o mestre da ficção científica, ele devia saber o que estava escrevendo.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Viagem no tempo é sempre um problema, ou amo, ou odeio..rs. Não é todo autor que sabe tratar o tema sem deixar a gente cheio de decepção. Espero que esse não seja o caso aqui. A sinopse não é muito instigadora, mas a capa... Que capa!

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar desse livro e fiquei louca de curiosidade pra ler porque gosto muito de histórias que falam de futuro ou sociedades diferentes. A capa é linda, gostei demais! Ah, parabéns pela parceria com a editora, seu blog merece muito sucesso e reconhecimento por ter tanto conteúdo legal aqui pra ler. :)

    www.blogalemdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ps.: AMO o nome do teu blog, não sei porque HAUAHUAH

    ResponderExcluir
  16. Que capa linda Ana, simplesmente amei e nem preciso falar que a resenha é linda.
    Parabéns pelo seu cantinho, é lindo.

    Seguindo aqui... Beijokas.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/01/gibis-introducao-leitura.html

    ResponderExcluir
  17. Olá Ana, gostei bastante da sua resenha e opinião. Mas fiquei completamente apaixonada por esta capa, está um capricho <3. Fiquei curiosa para ler o livro, estou a tempos querendo ler algum livro do autor.
    Beijos, sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Estou muito inlove pelo seu blog! De verdade! Eu amei conhecê-lo! Também participo do Lente criativa, e vim aqui por indicação. Mas estou apaixonada pelo seu blog, tudo aqui é mais que perfeito. Não tenho palavras para explicar. Amei o Layout! Amei o seu jeito de escrever, que é super interessante! Amei seu jeito de fotografar. Parabéns!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©