30.1.15

Resenha | Os Videntes

30.1.15

Voltei! E sim, com mais uma resenha! Os Videntes é o livro da Libba Bray e eu realmente espero que tenha uma continuação. Esse foi o primeiro livro de 2015 e com ele já bati uma das metas de leitura que é um livro com mais de 500 páginas! Chega de enrolar.


Evie O'Neill foi exilada de sua entediante cidade natal e enviada para as ruas agitadas de Nova York! Muito em breve Evie está ao lado das glamurosas garotas Ziegfield e os trombadinhas. O único problema para Evie é ter que viver com seu tio Will, curador do Museu do Folclore Americano, Superstição e Ocultismo, também conhecido como "O Museu dos Rastejantes Medonhos". 




Evie tem um certo problema em sua cidade natal e seus pais acabam enviando ela pra Nova York para viver por uns tempos com seu tio Will. O problema é que ele é dono do Museu do Folclore Americano, Superstição e Ocultismo, que é popularizado como Museu dos Insetos rastejantes por ser b-e-m paradão e isso acaba fazendo Evie ter uma ideia pra ajudar o museu. Uma informação importante na leitura do livro: estamos em 1926.

Os Videntes

Alguns assassinatos começam a acontecer na cidade e por ter relação ao ocultismo, a polícia pede ajuda para Will. E Evie acha super não-tedioso estar numa cena de crime, então acaba indo junto com o tio para ajudá-lo na investigação. Will, Evie e Jericó (que é o assistente de Will nas aulas que o tio dá - sim, ele também é professor - da idade de Evie) vão até o primeiro local que ocorreu o assassinato. Lá, Evie descobre que tem um estranho "poder" de ler objetos. (Isso não é spoiler, amigos, tá na sinopse!)

Temos outros participantes que são narrados: Memphis que é um coletor de apostas e que escreve sempre que pode em um caderno que leva pra cima e pra baixo. Seu irmão Isaías. Sam que é um ladrão barato que esbarra em Evie... Tipo, literalmente e acaba inserido em sua vida. E como já citei, temos Jericó (crush) que tem um segredo que é desenvolvido ao longo da história (e esse vocês precisam ler o livro pra saber rs). Como personagem secundária temos Mabel que é amiga de Evie. Theta que é uma ligação entre Evie e Memphis.

Os Videntes

Os principais pontos abordados pela autora são o ocultismo - o que faz o livro ser um suspense/thriller; a relação dos poderes de cada uma das personagens e os assassinatos. Tudo é interligado. A autora foi muito feliz nisso. Ela misturou tudo e arrasou. 

De primeira, não queria ler o livro. O vi diversas vezes na livraria e não levava, até que um belo dia vi uma foto no instagram de uma gringa e pensei: ok, vamos dar uma chance. Tive um pouco de receio por dois motivos: a capa - esse olho que tudo vê, s-a-i! e o tamanho também me assustava. Mas percebi que se escolhessem outra capa não faria sentido rs. Então, não sejam como eu, leiam!

Os Videntes

A narrativa é em 3ª pessoa. E como eu disse acima é intercalada entre as personagens já citadas e também temos John... que enfim... (NO SPOILER NO STRESS). Eu achei a leitura densa por alguns motivos: temos um tempo diferente do nosso com alguns costumes que divergem dos que conhecemos; temos assassinatos e um universo oculto que é explicado na história pra não nos perdemos dentro das mortes; são personagens intercaladas que se juntam dentro da leitura. Não achei que isso atrapalhou na leitura, pelo contrário, por explicarem alguns pontos desse assunto não ficamos perdidos ao longo da história. Ela foi extremamente bem desenvolvida pela Libba. O desenvolvimento de o por quê dos assassinados foi WOW! E o livro envolve alguns contextos reais que foram bem trabalhados na história.

Os Videntes
Meu Sullivan feliz pra vocês!

O personagem que mais me cativou e virou crush foi Jericó. Ele simplesmente é... ele. Um personagem único. Embora não seja um dos grandes principais, foi bem caracterizado e explorado dentro da história. Sério, crush nº 64.852.015.

Enfim, achei o livro estupidamente bem escrito. Ele é cheio de detalhes, por isso o tamanho! Foi favoritado!

"Não se preocupe com os sons estranhos ou as visões que possa vir a ter. É só Bennignton, querida!"

- página 60








28 comentários:

  1. Nossa, esse livro parece ser incrível. Gosto de histórias ambientadas em tempos passados e de ler sobre assassinatos.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro maravilhoso e o enredo me lembrou muito O Escaravelho do Diabo e as Crônicas dos Kane, apesar de haver apenas poucas semelhanças.
    Adorei a resenha.
    Bem estimulante. Abraços.
    http://www.palavras--encantadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não o conhecia e a sua resenha ficou muito, muito boa mesmo (o que me fez ter vontade de lê-lo!). Gosto bastante de histórias de suspense e, especialmente, se forem ambientadas no passado. Essa capa tá uma lindeza, olhei pra ela e rolou uma paixão imediata! *-*

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive essa impressão com a capa, me amendrontou e me apeguei haha

      Excluir
  4. Oie, Ana!
    Olha, amei a capa desse livro. Tipo, MUITO. E o tamanho também! Livros grandes assim são vida <3 Não sou muito fã de tramas envolvendo assassinatos, mas li um de John Verdon em 2014 que amei, e ele é autor do gênero policial. Gostei da sua resenha também, então vou dar uma chance, especialmente por se passar em épocas de lá de trás.

    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi desse autor, realmente os livros dele parecem ser bons! Leia esse, vc vai amar.

      Excluir
  5. Oi
    Não conhecia o livro, mais já salvei o nome dele aqui sua resenha super me chamou a atenção para esse livro, e fiquei intrigada para ler ele, parece ser realmente uma boa leitura e que bom que você gostou dele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. E você acaba de adicionar mais um livro a minha lista de "quero comprar" mas esse eu fiquei querendo muito! hahaha
    E pior que na submarino tá tão baratinho, se eu soubesse 3 dias atras tinha pedido junto com o divergente que eu acabei de comprar, bom, vai ficar para próxima, mas já estou ansiosa!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, adorei a capa dele e depois da sua resenha eu fiquei com uma vontade imensa de lê-lo. Mais um para a minha listinha de compras 2015 haha.

    Beijos
    http://www.under-the-stair.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ana.
    Confesso que o livro não me atraiu muito não.
    Tem uma capa legal, uma sinopse curiosa, a resenha também chama a atenção.
    Quem sabe mais pra frente eu leia

    ResponderExcluir
  9. Gente, quero. E logo. Tem todos os elementos que eu gosto. Se passa num passado distante, narrativa em terceira pessoa e ainda por cima intercala a narrativa com vários personagens. Foi direito ao topo de desejados.

    Seguindo aqui.

    cafeecomletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Não conhecia o livro, e adoro livros com suspense, assassinatos, e tudo mais...
    Quem sabe um dia eu leia ele...
    E essa capa, eu adorei!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ana! Não conhecia esse livro, mas sua resenha me deixou muito curiosa, já foi para os meus desejados. Gostei bastante do tema e o fato de ser um suspense só fez aumentar a minha curiosidade, pois esse é um dos meus gêneros favoritos. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele também me fez gostar muito de suspense! Foi uma boa entrada haha

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e confesso que ele me conquistou só pela capa, que capa mais linda *o* Mas para falar a verdade eu não costumo ler livros desse gênero, então não sei se realmente irei ler ele algum dia, mas eu gostei bastante dessa coisa de ocultismo e da autora saber trabalhar bem a história. Enfim, gostei bastante da resenha e achei as fotos lindas *o*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta ler! Acho que você gostaria e obrigada!

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e confesso que ele me conquistou só pela capa, que capa mais linda *o* Mas para falar a verdade eu não costumo ler livros desse gênero, então não sei se realmente irei ler ele algum dia, mas eu gostei bastante dessa coisa de ocultismo e da autora saber trabalhar bem a história. Enfim, gostei bastante da resenha e achei as fotos lindas *o*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente... a capa me deixa um pouquinho receosa também ☺
    Mas gostei da sua resenha e apesar de não ser meu gênero favorito fiquei bem curiosa...

    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenha receio! Haha se eles colocassem uma outra capa iam acabar assustando o leitor na leitura. Acho que eles já quiseram dar o choque logo rs

      Excluir
  15. Certamente vou procurar esse. Não me deixarei intimidar pela capa. hehehehehehe

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©