13.2.15

Resenha | Quem é Você, Alasca?

13.2.15

Hoje a resenha é de um livro que todo mundo que não esteve em uma caverna nos últimos anos conhece, mas eu decidi fazê-la mesmo assim porque amo demais essa história.

Nesse enredo, temos Miles Halter, ele é um adolescente que gosta de últimas palavras e tem uma vida m.u.i.t.o parada antes de se mudar da Flórida para buscar o seu "grande talvez". Ele se muda para o Alabama  pra estudar na Culver Creek, um colégio interno. Lá ele começa a perceber que sim, sua vida realmente vai mudar.

Resenha Quem é Você, Alasca?

Na Culver Creek ele tem um colega de quarto que é apelidado de Coronel e é popular na escola. Ele tem origem simples e estuda por causa de uma bolsa de estudos, mas poucos sabem disso. E não, ele não tem vergonha da mãe dele, ele simplesmente tem medo das pessoas terem pena dele só porque ele é estudante de bolsa. E o Coronel tem um amigo na escola chamado Takumi que é super nerd e bem de vida, mas mesmo assim, muito gente boa. E claro, a Alasca Young que é inteligente, gata, espirituosa, muito problemática e gata. (Sim, gata duas vezes) E obviamente, o "Gordo" aka Miles tem uma super queda nela.

Ao longo do livro, vemos o crescimento e amadurecimento do Miles da fase "sou adolescente/jovem" para "ok, agora eu sou um homem". Tudo o que um jovem como o leitor passaria, o Gordo também passa. E eu achei isso legal. O John conseguiu retratar o jovem muito bem. Inclusive porque o Gordo é bem chato às vezes...

Resenha Quem é Você, Alasca?

Eles três são nossos personagens principais. E sim, eles desenvolvem uma amizade que dividem de cigarros até os sentimentos que qualquer pessoa costuma ter: dúvida, tristeza, alegrias. Cada um deles tem sua peculiaridade e seu mistério, mas a Alasca... Não me impressiona que o Miles ficou fixado nela. Ela é a peça de um quebra-cabeça que ninguém ou quase ninguém consegue solucionar. Sim, a Alasca é bem insuportável em alguns pontos do livro e diria até meio imatura, mas é a Alasca.

"Como sairei desse labirinto?"

Essa é a frase que Alasca tirou de uma das biografias que leu (sim, ela gosta de biografias) e a usa como questionamento pra própria vida. O labirinto seriam a metáfora para os seus problemas. E ela tem muitos... Eu diria que o clímax do livro é: Como a Alasca saiu de seu labirinto?

Resenha Quem é Você, Alasca?
Resenha Quem é Você, Alasca?

A diagramação do livro é muito boa e a separação não é feita em capítulos, mas em "tantos dias antes". Esse antes é antes de um fato que ocorre na história acontecer, mas a maioria deve saber o que é porque SPOILERS EVERYWHERE. Muito não aproveitam essa leitura como deveriam por causa desses seres que acham que devem sair contando tudo do livro. 

Esse livro é um favorito da vida. A escrita do John Green é tão deliciosa. A narrativa é em primeira pessoa e feita pelo Miles. O que nos leva a entender tudo do ponto de vista dele. Tenho um pedido: não vejam a Alasca como ele vê! Tentem entendê-la por ela mesma e não pela opinião dele rs.

Resenha Quem é Você, Alasca?

O ponto aqui é: pra você gostar do livro tanto quanto eu é preciso não desistir de primeira da personagem da Alasca. Ela é muito problemática e complexa. E eu gostei muito dela. Sério, ela é o mistério da coisa toda! Se você já leu e não gostou tente de novo. 

É isso gente! Eu AMEI essas fotos, então desculpa se vocês acharem que tem foto demais nessa resenha. Vocês já leram? O que acharam? :D

"A neve pode estar caindo sobre o inverno da minha desesperança, mas pelo menos não me faltará o sarcasmo."

- página 92


Ps: O blog fará uma pausa no feriado. Eu volto com os posts na quarta dia 18.02!


25 comentários:

  1. Não costumo desistir fácil de um livro, mas é sempre bom este alerta. Só li um livro do autor, e espero ler outros para conhecê-lo mais.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! A escrita dele é muito boa, embora ele deslize às vezes nos finais.

      Excluir
  2. Oi, Ana!
    Li esse livro já faz um ano e graças a Deus não sabia de nenhum spoiler na época, então a leitura foi bastante agradável nesse aspecto, pois eu li bem rapidinho por estar curiosa para saber qual foi esse divisor de águas.
    Você tem duas edições desse livro? Deve amar mesmo hehe

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ttambém só peguei spoiler depois de ler o/ Mas acho tão sem graça quem faz esse tipo de coisa :( E sim, eu amo esse livro e tenho essas duas edições. Essa da capa clara foi edição especial feita por leitores que a martins fontes lançou e eu já li o livro duas vezes rs

      Excluir
  3. Oi! Eu ia ler esse livro, mas li aquele spoiler e ainda me disseram que não havia final. Acabei desistindo. Contudo, acho que vou insistir. Vai ver eu gosto, né?

    A Canção do Silêncio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Insiste sim! Talvez vc goste mesmo com o spoiler.

      Excluir
  4. ADOREEEEEEEEEEEEEEEEI essa resenha, salvei, amei, quero beijá-la <3 HAUISAHIUSAH tô curiosa pra ler esse livro há tempos (óbvio) mas nunca tinha me animado pra realmente ler uma resenha inteira. Muito boa ! Um beijo.

    Eu.Nomadiando

    ResponderExcluir
  5. Do John Green só li a Culpa é das Estrelas e não foi tão bom pra mim. Achei legal, mas nada demais como muitos estavam falando... Acho que na época criei expectativas demais hahahaha Dos outros livros dele, o único que tenho vontade de ler é Cidades de Papel, apesar de já ter ouvido falar mal do final, o que me desanimou bastante... Quem é Você, Alasca? nunca me chamou muito a atenção, mas quem sabe um dia né? HAHAHAH

    Ps: Adorei as fotos, não ficou demais não! Acho que dá um toque a mais na resenha hahaha e acho essa edição da capa mais clara super fofinha <3

    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei de Cidades de Papel. As pessoas às vezes falam mal demais só porque não entendem o que o Green quer passar nos livro :| Ai complica! Leia e tire a prova se gostou ou não. E obrigada <3 Eu tbm amei essa capa! Ps: tbm não gostei de A culpa é da estrelas rsrs

      Excluir
  6. Não curto muito a escrita do John Green, li dois livros dele para ver se iria gostar, mas não rolou. Não sei, não faz muito meu estilo ler romances adolescentes :/
    Amei as fotos e a capa é MARAVILHOSAA!!

    ResponderExcluir
  7. Ooláá
    Bela resenha e estou seguindo o blog, adorei aqui haha parabéns.
    Essa foi uma das minhas ultimas leituras e esperava que o livro fosse muuuito bom, mas não superaram minhas expectativas, ja havia abandonado uma vez a leitura e dessa vez fui ate o final, eu gostei bastante mas com certeza não é o melhor do John Green, que bom que gostou e uma pena eu não ter gostado tanto quanto você.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/preconceito-literario.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, essa edição está maravilhosa! Eu tenho a edição de capa preta aqui em casa e nem sei porque não comecei a ler ainda, adoro os livros do Green, os que eu li até agora pelo menos, pretendo ler esse em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falarem bastante desse livro, mas não li ainda não tive tempo, ótima resenha. <3
    http://vihpaula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu tive contato com livros de John Green e nenhum dos dois me fez curtir o autor. Tinha muita curiosidade com Quem é Você, Alasca, mas acabei ficando com o pé atrás depois de achar os outros dois mais ou menos.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  11. Oie, Ana!
    Amei tanto a edição clara. Ficou linda!
    Tive uma péssima experiência com Green, então não sei se lerei, sinceramente. Sua resenha foi bem positiva, mas você é fã demais, às vezes a gente fica cego (tipo eu resenhando O Nome do Vento hahahah). Mas vou confiar na sua opinião! Tenho curiosidade pra saber como Alasca, bem, como acontece aquilo com ela. Já levei tanto Spoiler que sei o final, mas não o que levou até esse final...
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá,Ana
    Já ouvi falar e muito desse livro. Li alguns do João Verde. Achei interessante, coisa e tal, mas não achei tudo isso o que falam.
    Um dia, eu acho, lerie esse. Até agora, não senti vontade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana, ahh o John Green é fantástico, sou muito fã dos livros dele e também amei Quem é você, Alasca?, e essa capa linda desse segundo livro :o eu ainda não tinha visto.... linda, linda!

    ;)

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu já li esse livro e gostei bastante, na verdade gosto de todos os livros do Green, mas confesso que esse não é o meu favorito.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Não curto muito Green, mas sei que ele é muito apreciado, principalmente pelo publico jovem. A trama de Alasca não me atrai muito, porém ambas as capas são lindas.

    Morro de medo de histórias de horrot. Tenho interesse em Nosferatu, mas o medo é maior que a curiosidade.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Nunca li nada do Green, mas esse talvez seja um bom livro para começar.
    E não, não tem fotos demais, estão lindas!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho alguns livros do John Green, mas nunca li o Quem é você Alasca?, por um simples motivo: AS CAPAS MUDAM ALL TIME, porém agora me deu vontade de ler.

    Beijos, Ahri.
    http://dois-players.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá amore, gostei bastante da sua resenha. Li todos os livros do John Green e devo confessar que acabei não gostando de nenhum kkkk. Realmente foi uma época de muita fama e tantos comentários que criei não muito empatia rs. Mas gostei do livro Alasca, mas nem tudo me agradou... Mas fico feliz que tenha gostado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Eu vejo tantas pessoas falando deste livro que tenho uma enorme vontade de lê-lo. Nunca li nada do Jonh Green, mas este não é primeiro que tenho vontade de ler. Faz parte da minha lista (que só faz aumentar a cada resenha).
    Sucesso!


    sessentaenovecontossecretos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©