4.4.15

Resenha | Insurgente

4.4.15

Ontem eu disse que hoje teria resenha do livro e filme e cá estou eu! Primeiro vamos pra do livro e depois falo do filme ok? Esse é o segundo livro de uma trilogia, logo eu tentarei não dar spoilers!
*
Nesse livro veremos um universo de facções mais abalados por coisas que aconteceram em Divergente. Tris, Quatro, Caleb fogem por motivos de Jeanine (oh mulherzinha desnecessária). Temos aqui uma caça intensificada aos Divergentes por eles serem "perigosos" para a sociedade "perfeita" construída com muitos anos.

Insurgent

Os três são fugitivos e ficam se escondendo em algumas outras facções. E isso foi um ponto bem legal na leitura porque assim a gente descobre mais sobre a Amizade, Franqueza e também sobre os temidos "Sem Facção". Um fantasma do natal passado do 4 aparece na história e olha... que hora pra essa fantasma aparecer. Isso abala um pouco o emocional dele e isso é algo bem explorado: vemos um Tobias mais "aberto" diga-se de passagem. Não que ele comece a chorar ou a falar sobre a vida, mas é bem interessante o desenvolvimento da personagem dele. 

Vemos uma Tris mais preparada, forte. Só que ironicamente, psicologicamente ela tá completamente destruída por fatos do outro livro que a abalaram. E nesse livro esses sentimentos ficam sendo remoídos e isso acaba criando uma sequência de decisões precipitadas por se sentir culpada. Tris aqui quer ser forte, mostra isso pra todos, mas a verdade? Ela está tão fraca quanto antes.

Insurgent
Insurgent

Por motivos óbvios ao longo da leitura vemos mais ação misturado com diversas emoções: raiva, culpada, rancor, tristeza e é claro, temos o romance FourTris que (<3) tem altos e baixos nesse livro.

"Nós estamos bem. Você e eu. Eu sei que nada mais está bem, mas nós estamos."
A Veronica conseguiu escrever uma história onde temos esse romance, mas não colocando todo o foco nisso. Afinal de contas, isso é uma distopia, mas mesmo assim, eles são tão lindos (ai meu coração shipper, ai meu 4.)

Insurgent
Insurgent

O inicio do capítulo é bem simples, a diagramação é ótima e a letra é grande. A narrativa é em 1ª pessoa com a Tris nos contando a história. Apesar de ser um livro relativamente grande é uma leitura tecnicamente rápida. Nem preciso dizer que o Tobias mora no meu coração né? haha. O livro teve alguns pontos negativos, mas nada que atrapalhasse a leitura. E devo dizer que o fim desse livro, minha gente, foi excelente e eu fiquei meio :o!

"Às vezes, quando queremos a verdade, precisamos exigi-la."

 - página 49



O filme


No último sábado, finalmente fui assistir ao filme no cinema e devo admitir que fui com o pé atrás por algumas críticas que tinha visto. Só que ao meu ver, a adaptação ficou ótima. A direção do filme pegou dois elementos do livro e juntaram de uma forma excelente. E tenho a impressão de que o filme teria um ar de "perdido" se não tivessem feito algumas pequenas mudanças. Claro que nem tudo são flores e sim, pecaram em alguns pontos, mas não é algo que se diga "nossa, acabaram com  a história." 
Concluindo, eu daria 4,5/5 estrelas pro filme. Gostei muito e já tô louca pro que eles vão fazer com Convergente!




E aí, vocês já viram o filme? Leram o livro? O que acharam? 

14 comentários:

  1. Até agora só li Divergente, mas estou muito curiosa a respeito desse livro, principalmente agora depois de ler a sua resenha, quanto ao filme não assisti nem o primeiro só assistirei insurgente depois de ler o livro rsrs.
    beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Oieee
    Menina do ceu se prepara para o proximo! É o pior livro da vida!
    Quando terminei eu pensei PQP, NAO É POSSIVEL!!!
    Acabou de um jeito horrivel!!!!
    AMEEEEEEI o colar!!!! <3

    Beijao
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, tudo bem? Gostei da sua resenha do livro, gosto bastante de Insurgente, mas não como Divergente... acho bem legal o fato de poder conhecer as outras facções e também por ter muita ação. Tem umas cenas da Tris e do Quatro que eu realmente adoro. E nossa, o que é aquele final? Eu lembro que quando eu li eu fiquei desesperada por Convergente e o pior, mesmo se eu soubesse ler em inglês, eu não teria a chance, pois o livro não tinha sido publicado nem nos EUA ainda.

    Quanto ao filme, ainda não assisti... mas ouço vários comentários sobre ele. Alguns que adoraram e outros que detestaram e acharam as mudanças nada a ver. Bom, como eu ainda não assisti, não posso falar muita coisa. Só sei que não curti muito a adaptação do primeiro livro, então nem fiquei muito animada para assistir Insurgente no cinema. Talvez eu espere sair em DVD.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li os livros e tudo o que sei da trama foi o que assisti em Divergente, ano passado. O filme foi o suficiente para que eu quisesse ler a trilogia inteira, mas até agora nem encostei nos livros ç___ç

    Sua resenha do filme foi a primeira positiva que li até agora e aumentou a minha vontade de assistir. Alterações sempre vão acontecer. O filme não é o livro em cenas (ao menos foi a essa conclusão que eu cheguei depois de assistir tantas adaptações). O filme é o filme, ele apenas pega o livro como base pra um roteiro; e o livro, é o livro, a história original. Mudanças aqui e ali vão acontecer, até porque, imagina que louco se fossem colocar TUDO em pouco mais de 2h... Acho complicado.

    E o mais legal de assistir e ler é que você acaba com dois filmes diferentes - e um deles é seu e apenas seu; ninguém vai ver igual.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Eu li o livro e gostei demais, mas quando fiquei sabendo um spoiler do terceiro eu meio que desanimei da trilogia. Até o momento não terminei os livros. Gosto muito de distopias é essa tinha tudo pra ser excelente, mas spoiler me tirou a vontade de ler. Não vi nenhum dos filmes. '-' Sei lá.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Top Comentarista - After 1 e 2

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu ainda não li Insurgente, e nem vi o filme. Estou esperando reler Divergente para prosseguir a trilogia. Eu gostei muito do primeiro livro, e espero gostar do segundo também, pela sua resenha parece que segue o nível do primeiro. Fico feliz.

    beijinhos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Pois então, Acho que sou a única que anda não leu (rsrsr) Já estive com os livros várias vezes na mão, mas não quero comprar um separado do outro. Quero todos juntos. (hehe) Foi assim com o HP... Lutei até consegui!

    Mas adorei sua resenha, bem objetiva! e me fez ficar com mais vontade de ler ainda! Quanto ao filme... Só depois dos livros!

    Beijinhos!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, tudo bem?
    Não li os livros e só assisti Divergente. Gostei muito da maneira que vc conduziu a resenha sem dar spoilers, apesar de não me importar com eles.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Oláá
    Eu assisti ao primeiro filme e gostei bastante mas nunca tive curiosidade para ler o livro, nem o segundo, ainda não assisti Insurgente mas pretendo em breve, quem sabe não me desperta a vontade de ler os livros? haha

    Beijos
    Catharina
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Feliz Páááscoa

    ResponderExcluir
  10. Olá amore, tenho curiosidade de ler, mesmo depois de várias resenhas e comentários positivos ainda fico em dúvida se quero ler mesmo ou não. Mas quem sabe dou uma oportunidade. Fico feliz que tenha gostado, e gostei bastante da resenha.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  11. Oie, Ana!
    Gosto da trilogia, mas o final me decepcionou. Posso dizer que gostei do segundo livro porque foi o mais intenso e onde tivemos a trama com melhor desenvolvimento, no entanto em relação ao filme eu não sei se assistirei. Não gostei da primeira adaptação e assim como você estava, me encontro com um pé atrás diante do filme. Espero que caso decida assistir, goste tanto quanto você.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: livre-se você também!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu adorei Insurgente! Foi meu livro favorito da série, e o que mais gostei foi justamente esse Quatro mais aberto e a Tris piradona, kkkkk (senti falta disso no filme). Mas o filme também ficou muito bom, acho que eles trabalharam bem e as mudanças caíram bem também. O que mais gostei de alteração no filme foi uma cena mínima, mas que fará uma diferença brutal no filme Convergente, pois tirou uma coisa que ficou sem explicação no final da série (o maior furo de toda a série), não vou falar o que, porque acho que você ainda não leu o último livro. Mas o final do filme não me agrado muito, rs
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana
    Eu queria muito ler essa trilogia, mas desanimei ao saber o big spoiller final...
    Adorei a sua resenha, muito bem escrita e me mostrou a historia de um ponto diferente.
    Sobre o filme, eu deixei passar pois sempre prefiro ler o livro primeiro e o que eu ouvi de gente falando mal nao é brincadeira né?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    menina você acredita que não li nem assisti oa filmes dessa série ainda. Tenho que ler urgente.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©