23.5.15

Resenha | O Demonologista

23.5.15

Você pode estar lendo o título do livro e pensando: "Que isso? Como assim? Nunca leria isso!", mas vou te falar uma coisa: não tenha medo. Como vocês devem saber, duas semanas atrás recebi um pacote da DarkSide (que agora é parceira do BP) e confesso que fiquei com um pé atrás com o livro, mas sabe o que foi melhor? Eu me surpreendi!

O Demonologista vai nos contar a história de David Ullman. Ele é professor de Inglês (literatura) na Universidade de Columbia e é também especialista em mitologia e narrativa religiosa judaico-cristã e a base de estudo/palestras que ele faz é em cima do livro Paraíso Perdido de Milton. E o mais irônico? Ele é ateu. Ele mesmo acha isso contraditório. E durante a narrativa do livro temos citações de Milton.

O Demonologista

David tem uma filha chamada Tess. Ela não é uma garota de 12 anos comum, ela é como o pai: reservada ao seu próprio universo. Eles dividem essa personalidade de "se fechar para as pessoas". Não tem amigos, apenas o diário, o qual não larga por nada. Ela é um tanto excêntrica. A esposa de David não sabe o que fazer com os dois, nenhum deles compartilha nada com ela, o que acaba afastando-a deles. O casamento fica em crise e no meio disso, David recebe uma proposta um pouco peculiar de uma mulher tão peculiar quanto: viajar para Veneza ir à uma casa e fazer um relatório do que ele viu lá por meio de seu conhecimento "religioso". David acaba aceitando por querer fugir da bagunça que sua vida está em Nova York e leva Tess. Mal sabia ele que o problema ia começar na viagem.


O Demonologista

Nessa parte a história começa a desenrolar. David recebe um documento que muitos estão interessados. Temos um acontecimento trágico aqui que leva David a uma sequência de eventos. Tudo gira em torno dessa situação. Aqui que o título do livro começa a fazer muito sentido. Por ter estudado tanto a obra de Milton, David acaba sendo envolvido pela questão de "demonologia" e precisa disso para solucionar o grande mistério da narrativa. Ele se vê no meio de tudo aquilo que ele não acreditava: Deus, céu, inferno, demônios. E ele precisa escolher o caminho certo pra seguir por meio da pressão, medo, ansiedade e questionamentos que nunca foram tão confusos na mente dele. 

Sobre os personagens:
David chega a ser insano em alguns pontos da leitura, o que faz tudo mais interessante (é sério). Ele conhece tanto da obra de Milton que acaba se inserindo nela e ele já era instável, no decorrer da história ele desenvolve uma certa loucura. Só que nem toda loucura é sem sentido.

"Estou ficando quente? [...] Sentir falta de alguém é como ter fome, um vazio insaciável no cerce de si próprio."
- página 141

Tess é tão madura pra sua idade que chega a ser assustador. O conhecimento que ela tem da vida, do que está em torno de si, do que ela observa é tão grandioso. Os escritos no diário dela revelam coisas inimagináveis. E ela ainda tem a doçura de criança.

"Às vezes, monstros são reais [...] Mesmo se eles não pareçam com monstros."
Também temos O'Brien, amiga de David que é basicamente o alicerce pra ele não ficar louco de vez. Apesar do seu estado de saúde, ela não abandona o homem que a ama. #nospoilers

O Demonologista

Os inícios de "partes" são nessa folha negra. A diagramação do livro é toda maravilhosa, vocês conseguem observar nas fotos. O trabalho da Darkside nos livros está sendo nota 100+. Ele é capa dura! A narrativa é em primeira pessoa feita pelo David o que nos faz sentir dentro da história. A leitura é um pouco densa pelo tema aqui envolvido, mas mesmo assim, ela é fluída. Te prende! O final da história é surpreendente pelo decorrer da narrativa, você acha que vai ser uma coisa só que ai tem o plot que transforma tudo e faz do fim uma surpresa!

O Demonologista
O Demonologista

Muitas fotos, eu sei! Mas eu precisava mostrar como essa edição é cheia de detalhes. A capa é toda cheia de texturas. Muito muito lindo! Esse livro foi favoritado por motivos óbvios. Mesmo que você seja medroso como eu, leia esse livro!

"Todo poeta - todo contador de histórias - precisa de motivação."
- página 258 
 Twitter Dark | Facebook Dark | Livro no Site

13 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha e já estou querendo muito ler O Demonogista :D

    diamondsand-unicorns.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei tipo.... "what?" com o título do livro, mas... Que vontade de lê-lo depois de ver a resenha. E amei os detalhes do livro, entrou para wishlist, sem dúvidas. E sua resenha ficou ótima!

    Beijos, Utopia da Jess.

    ResponderExcluir
  3. Já sonho em ter um livro publicado pela Darkside! Tudo que ela traz é feroz e poderoso! Já há um bom tempo tenho lido ótimas recomendações desse livro, só me falta mesmo o dinheiro pra comprar ( e vou compra-lo logo). Adorei a proposta do livro!

    http://cabecasdeabobora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Já sonho em ter um livro publicado pela Darkside! Tudo que ela traz é feroz e poderoso! Já há um bom tempo tenho lido ótimas recomendações desse livro, só me falta mesmo o dinheiro pra comprar ( e vou compra-lo logo). Adorei a proposta do livro! http://cabecasdeabobora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não faz muito meu estilo de livro, mas a resenha me deu uma pontinha de vontade ahahah quem sabe um dia?
    ps: cada vez que eu venho aqui esse layout tá mais lindão ♥

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  6. Oláá
    Nossa, a edição está muito legal, adorei e pretendo ler quando tiver oportunidade pois só vejo elogios e sua resenha me deixou ainda mais com vontade viu? ótimo post ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Cara, que medo HEUHEUEHE Quando eu vi a primeira foto, pensei que era uma bíblia, mas sério, fiquei super afim de ver, só pelos desenhos e ilustrações, me parece ser fucking foda, agora, tenho medo dele ser de demonio e tal, não que eu seja de uma religião conservadora, mas é por que sou medrosa mesmo :$$$


    Tô seguindo o seu blog. Te espero no meu, vem cá. SobreLentes;♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana que livro lindo, não posso negar. O trabalho dessa editora está sem duvidas incrivel,, mas menina vou te contar que eu, euzinha aqui não leria isso nemmmmmmmmmmm ferrando kkkkkkkk
    Sim sou medrosa e assumo sem medo kkk

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. A darkside sempre se empenhando em trazer livros magníficos, com a aparência e conteúdos impecáveis. Eu tinha mesmo uma ideia equivocada do livro e foi por sua causa que mudei de ideia!
    Agora estou doida para ler! Ainda mais depois de você falar que o principal desenvolve certa loucura haha adoro.
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Primeiro: que layout mais lindoooooo! Pirei na ilustração e em tudo.
    Segundo: vi esse livro na livraria esses dias e já pensei "não vou comprar isso, Deus me livre" hahahah sou medrosa! Mas agora fiquei curiosa hahaha. Tô pensando em comprar.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana Gabriela! Td bem?
    O meu livro chegou sábado, uma semana depois da compra. Fiquei babando com essa edição <3
    É linda meesmo, muito bem finalizada e as imagens no interior ficou bem macabra.
    Ainda não comecei a ler e acho que vou amar, pois adoro histórias assim.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Ana!!!
    ok confesso que tenho um pouco de medo dos livros da Dark kkk apesar de achar eles M.A.R.A. porém você realmente me deixou morrendo de vontade de ler O Demonologista, acho que vou dar uma chance sim ahaha. beijão ;)

    ResponderExcluir
  13. Oie Ana! :D Que saudade eu tava de ler as suas resenhas!
    A Dark arrasa nas edições, essa ta linda e pelo jeito super combinou com a história! Pela sua resenha a história parece ser muito boa e bem do estilo que gosto, o gênero terror é um gênero que curto ler mesmo ficando as vezes paranoica depois! kkkkkkkkkk Enfim faz parte quando o livro consegue ser envolvente.

    Beijos e até logo! :*
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©