11.6.15

Resenha | A Playlist de Hayden

11.6.15
Livro cedido em parceria com a Editora para resenha

Olá você! Mais uma resenha desse livro que considerava pakas desde que vi no bookgram gringo rs. Vamos pra resenha?

A Playlist de Hayden vai nos contar o caminho que Sam tem que fazer depois de seu (único amigo) melhor amigo, Hayden, se suicidar. O rapaz não entende os motivos, mas Hayden deixa uma playlist onde ele acha que encontrará as respostas que precisa pra isso ter acontecido. Isso me lembrou Os 13 Porquês (por isso me interessei, inclusive). Sam então começa a ser quase um fantasma. Só joga, ouve as músicas da playlist e fica sem dormir direito procurando quem ou que causou o suicídio do amigo.

A Playlist de Hayden
Durante a narrativa feita em primeira pessoa pelo Sam, observamos entre os flashbacks que existem inúmeras razões pra Hayden ter chegado a esse ponto: pais que não dão a miníma pra ele, o irmão que ao invés de defendê-lo, comete bullying contra ele... E além disso, tem mais... Sam se culpa por um acontecimento antes da noite do suicídio, mas será que só UM é culpado? Será que alguém é culpado?

"Porque nenhum de nós é 100% responsável e é provável que nenhum de nós conseguiria impedir isso de acontecer,"
Apesar do tema do livro ser pesado, foi muito bem trabalhado pela autora. A construção das personagens foi excelente. Temos um pequeno romance dentro da história que mesmo sendo curto foi algo cativante. Sam é um personagem fantástico, ele lida com o suicídio de Hayden da forma dele. Toda a jornada da "descoberta do grande mistério" dele o transforma, o faz passar pelo seu pior e melhor eu. Ele consegue se auto-conhecer nessa grande tragédia. O que foi maravilhoso! Tá de parabéns, Michelle. Temos alguns personagens que são secundários na narrativa: Astrid, Eric, Jess que trazem alguns outros assuntos pra história homossexualidade, timidez extrema, mudança de personalidade. São partes interessantes e importantes, mas são secundárias, como eu falei.


A Playlist de Hayden
A Playlist de Hayden
Nem tudo são flores. Algumas partes da narrativa foram óbvias demais e eu acabei descobrindo algumas coisas antes da hora rs. Só que é um livro cativante. Você o começa e não para de ler. Terminei em dois dias.
Os capítulos se iniciam com as músicas da playlist que você pode ouvir no site e abaixo no Spotify. Em grande parte eu gostei delas, fora que elas dão um ar intimista na narrativa. Tão amô.

A história tem alguns pontos que são principais, a playlist (dah), os romances, quem causou o colapso que fez Hayden tomar uma decisão tão drástica e outra situação que ocorre com os amigos de Ryan (irmão de Hayden). 


A Playlist de Hayden

A construção da história, personagens e a narrativa foram muito boas, mesmo com os errinhos. Como eu falei no Twitter, não foi a leitura do ano, mas não passou batido. Foi sim um livro excelente e reflexivo. Eu recomendo M.U.I.T.O! 

"Se havia alguma coisa que eu aprendera com a playlist, é que ouvir as pessoas pode ser importante."

8 comentários:

  1. Eu também gostei desse livro. Eu queria que a playlist tivesse uma ligação maior com as descobertas de Sam. Que o ajudasse no luto. Mas enfim. Acho que o Sam, para um garoto, lidou muito bem com tudo que estava passando.
    E o pobre do Hayden, com a família que tinha, era difícil mesmo levar uma vida saudável.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gente eu estou louca para ler (e ouvir haha) esse livro <3


    http://eumirante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oláá querida
    Nossa, eu estou louca para ler esse livro e sua resenha me deixou ainda mais curiosa, pois adoro livros que retratam esses temas fortes e ainda envolvem músicas, muito legal a playlist. Espero realmente ler em breve e poder gostar tanto quanto você ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Alguma coisa neste livro me deixa com um pé atrás de lê-lo. Mas, como tanta gente (como você) está curtindo, vou dar uma chance. Quero dizer, assim que eu tiver o money para comprar haha.
    Abraços!
    Blog Só Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana.. eu realmente adorei a sua resenha.. estava curiosa para a leitura desse livro desde o lançamento e ainda estou... não vejo a hora de eu conseguir ler esse livro de uma vez :D
    Parabens pela sua resenha encantadora como sempre

    beijos
    Mayara
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, tudo bem?
    Ainda não finalizei a leitura, li apenas a prova e gostei do que li.
    O meu chegou esses dias aqui, preciso finalizar a leitura!
    BJs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Também notei esses errinhos que você citou na resenha. Confesso que esperava um pouco mais desse livro. Acredito que esperava mais emoção, mas gostei muito do Hayden. Não consegui associar a playlist com a história, mas é um livro com um tema bem importante.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana! Que bacana ler tua resenha! A cada dia que passa me apaixono ainda mais por este livro. Ele me surpreende a cada resenha! E por falar e resenha a sua esta muito bacana, bem escrita, com detalhes pensados. E as fotografias, nem preciso dizer porque adoro teu trabalho com as fotos *-* Te acompanho lá no lente Criativa! Arrasa! =D

    Mil beijinhos pra ti!

    Beijos!
    http://www.pensamentosvalemouro.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©