15.6.15

Resenha | O Planeta dos Macacos

15.6.15
Livro cortesia da Editora Aleph

Olá você! Esse livro LINDO chegou pra mim mês passado e foi bonito, intenso, verdadeiro e sincero o love que eu tive com o tal. Bora pra resenha? 

Em O Planeta dos Macacos teremos a narrativa da história de Ulysse que no caso é o centro da história e seu acompanhante de viagem Professor Antelle em sua jornada para a estrela Betelgeuse. Depois de bastante pesquisa, eles finalmente vão de encontro ao tal ambicionado objetivo. Quando eles chegam começam a expedição no local. Soror (planeta da Estrela que é batizado assim) aparentemente é como a Terra em questão de flora, ar e etc. O problema é quando eles encontram uma pegada e a seguem até acharem Nova, uma das habitantes de Soror. Só que isso chama atenção demais pra eles e aí Ulysse e Antelle acabam em caminhos separados. Por quem, você pergunta. A raça inteligente em Soror, diferentemente da Terra, não são os humanos, mas sim os macacos.

O Planeta dos MacacosO Planeta dos Macacos


Na estória, temos uma hierarquia na classe dos macacos. Eles são divididos em Orangotangos que são basicamente os chefões (principalmente na área da ciência e pesquisa), os Chimpanzés que são os pesquisadores e cientistas e os Gorilas que são da parte da segurança (claro né?! rsrs).

Achei a visão do livro muito curiosa. A narrativa nos mostra pesquisas que acontecem com os humanos feitas pelos macacos e chega a ser cômico porque é basicamente o que nós vemos na televisão de vez em quando que nos deixa impressionados. "Macaco consegue fazer conta matemática básica" lá a notícia seria "Humano inferior consegue fazer matemática básica". E esse é um dos pontos da história, a "luta" de Ulysse pra se mostrar como alguém de inteligência igual a dos macacos, já que para eles, nós somos os inferiores.

O Planeta dos MacacosO Planeta dos Macacos

A narrativa é em primeira pessoa do ponto de vista do Ulysse, o que dá uma realidade na situação que ele começa a viver naquela sociedade de macacos.

A construção das características das personagens que são "macacos" foi de uma maestria. É uma leitura rápida e a escrita do Pierre é basicamente maravilhosa e fluída. E o bug mental que me deu no final dessa narrativa? Fiquei de boca aberta inventando mil e uma coisas pra o que pode ter acontecido. O.O

Fora que o trabalho da Aleph, pra variar, foi DIVINO. O livro tem bordas arredondadas. A diagramação tá ótima e até a escolha da fonte dos títulos foi no ponto! S.H.O.W!

Queria dizer pra quem não leu ainda, CORRER E COMPRAR PRA LER PORQUE VALE MUITO! e quem já conhece a história, garante essa edição maravilinda <3

"Permitam que um homem dirija-se aos senhores."



15 comentários:

  1. Voce acredita que eu já comprei esse livro, guardei um tempo em casa, mas acabei trocando ele INTOCÁVEL por um outro no skoob? Agora to aqui arrependida, chorando litros, querendo lê-lo! :( vou destrocar... hahahah beijo!

    www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. adoro essas tramas em que o ser humano é tido como inferior a outro ser vivo.
    deve ser por isso que AMO jurassic park hahaahha sempre torço pros dinossauros ♥
    não sabia que tinha livro do planeta dos macacos. me interessei!


    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee Ana!
    Vi sua postagem no O Beco dos Livros e vim aqui conferir.
    Que lindo o seu blog, que delicado! E achei o nome super criativo.
    O layout é muito agradável, gostei muito!
    Essa edição de O Planeta dos Macacos é tão linda né? Amei o cuidado que você teve ao tirar as fotos, mostrar os detalhes. Parabéns! Me lembrou um pouco as fotos incríveis que a Melina Souza tira. Hahaha
    E guria, tu com 17 anos escreve bem assim? Adorei!
    Quem sabe eu passe numa livraria pegue esse livro... já que nunca vi os filmes heehe
    P.S.: agora entendo porque sempre tive medo de gorilas. USHAUHUSAHSU
    Beijos,
    Edu.

    ResponderExcluir
  4. A Aleph faz um trabalho magnifico mesmo! Eu adoro os filmes. O único que ainda não vi é a adaptação de 68. Esse livro não deixa de ser um alerta para nós, humanos, sobre o que estamos fazendo com os animais em todas essas pesquisas. É de uma crueldade sem tamanho. Bom, mas também envolve questões de sobrevivência.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. A aleph é linda demais <3 Esse livro está lindo, a diagramação, capa... é um colecionável na estante. Eu assisti os filmes e amei a história, mas não adquiri o livro ainda. Pretendo mudar essa situação ♥

    ResponderExcluir
  6. Oláá
    Eu não sou fã do gênero, mas quando recebi fiquei encantada pela edição, está linda e fiquei curiosa pela leitura, sua resenha está ótima e que bom que gostou tanto da leitura.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu sou doida para ler esse livro! A Aleph está caprichando demais nas edições deles!
    Adoro o filme, só preciso ver o último que saiu, mas nenhum se compara ao primeiro (apesar de os macacos serem meio toscões! hehehehe).
    Ótima resenha! ;)

    ResponderExcluir
  8. Sou MUITO apaixonada pelos filmes da franquia e quando soube que a editora aleph ia lançar esse livro simplesmente maravilhoso com aquele carinhos que eles sempre tem com o designer dos livros, fiquei a ponto de arrancar os cabelos. eu, infelizmente, ainda não comprei minha edição mas com certeza é o próximo item na minha prateleira (quero pra já!);
    Adorei sua resenha e amei o novo layout do blog, <3

    xx, Julie.
    cojuliana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Nunca me interessei por ler livros nesse estilo. Já assisti a filmes relacionados a essa temática, entretanto, o planeta era aqui mesmo - certeza de que você já assistiu - hehehe.

    O que achei interessante é que, o ponto de vista parte de um macaco, certo? Como o autor conseguiu criar isto? Sim, você me deixou curiosa, afinal,não deixou nenhuma linha escrita em sua resenha para que eu possa imaginar vários finais, mas deixou claro que o fim é ótimo e isso me cativou, a CURIOSIDADE em saber do que se trata, ou melhor, como é o final desse livro, o que aconteceu e tals.

    Achei as fotos do livro lindas e parece que a editora caprichou mesmo! Anotei o nome da obra aqui,quem sabe futuramente. Obrigada pela indicação!

    Beijo!
    Livros & Tal [livrosetalgroup.blogspot.com.br]

    ResponderExcluir
  10. Ola lindona confesso que assim como o filme, o livro não chama minha atenção. engraçado que a primeira versão do filme eu gostei, dessa vez não me senti atraída a ler ou mesmo ver o filme. A Diagramação do livro está linda e feita com muito capricho. beijos
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nada da editora, mas percebi que a parte gráfica dela recebe muitos elogios, e aqui não foi diferente.
    Não é um livro que me interesse no momento.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Confesso que só me interessei pelo livro por causa da sua resenha, a uma primeira vista eu realmente não leria, nem mesmo por curiosidade.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana, tudo bem?
    Que bom que a história é bem construída, mas não é um livro que me atraia, não curti o filme, então o livro também não me interessa.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  14. Que perspectiva interessante essa que o livro traz, gostei mesmo. Essa edição tá lindona também. Vou procurar ler.
    Seu blog é lindo! Seguindo,
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. eu sempre quis entender melhor essa história com mais afinco, que só através do filme fica um pouco limitado, né? Eu tô é querendo muito essa edição lá no sorteiooo! UASHUAHSUA
    beijos =*

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©