30.7.15

Resenha | Eu Te Darei o Sol

30.7.15
Exemplar cedido em parceria com a Editora

Olá você! Hoje eu estou com uma resenha cheia de (res)sentimentos... Vamos lá?

Eu Te Darei o Sol vai nos contar a história de Noah e Jude, irmãos gêmeos que vivem em universos diferentes, mas apesar disso são muito unidos. Noah é o irmão artista, logo, em tudo vê arte, mas é bem fechado para o mundo. Não tem amigos, além de sua irmã Jude. O problema é que Jude começa a ser a garota "popular" do colégio e a relação dos dois irmãos fica entre uma linha tênue de amor e rancor. Em dado momento, a mãe dá a ideia de colocá-los na melhor escola de artes da Califórnia assim que forem para o Ensino Médio (até então, eles tem 13 anos). Noah ama a ideia por motivos óbvios, Jude não acha tão interessante, mas também não recusa. A história vai se desenvolvendo em alguns pontos até que temos o clímax da narrativa. Uma tragédia ocorre e isso muda completamente a relação dos dois irmãos tão unidos. Dentro do livro, temos a construção do caráter, "amadurecimento" e do crescimento em idade também.

Ps: Esse livro é cheio de fatos que acontecem na vida da gente ou de quem está ao redor da gente. Cheio de coisas boas e principalmente ruins. Ponto positivo: ele narra fatos reais... com uma pitada de drama e ficção.

E aí que começa o meu (deixando bem claro, o MEU problema) problema com a leitura.

Eu te darei o sol

Então, o livro tinha tudo pra ser uma boa leitura pra mim, mas a forma que a autora desenvolveu o que ela tinha me decepcionou. Ela focou em certos assuntos que eu achei meio oi? na história, sendo que pra mim tinha outros lugares pra investir. Como a narrativa nos dá uma visão do crescimento dos gêmeos temos relacionamentos, sentimentos conflituosos, problemas e experiências que todo jovem passa. Só que no meu ponto de vista, foi uma enrolação sem fim. Talvez ninguém concorde comigo haha, já vi resenhas ÓTIMAS desse livro, inclusive nos booktubers gringos, ele é muito bem falado. Mas a autora tinha um clímax tenso e até pesado que ficou, várias vezes, fora de plano e isso me chateou um pouco. Ah! 

E os personagens, Ana? A forma que o Noah vê a vida é bem diferente. Eu achei isso super interessante. Apesar da pouca idade no início, ele tem uma cabeça firme no que ele quer fazer A.R.T.E. e a sua mãe aposta MUITO nisso. (a relação dele com a mãe é MILHARES de vezes melhor do que com o pai.) Mas achei mancada o que fizeram com ele, se não tivesse acontecido o que aconteceu a história seria mais legal, confesso. (isso também pode ter me deixado com a impressão ruim da leitura rs). Isso e a tragédia mudam muito a pessoa que ele é. Temos um Noah bastante inseguro, confuso, solitário e até triste.

Jude não me agradou. Tinha vezes que eu a achava beeeeeeeem chata. Depois que ela tem mais amigos, deixa o Noah um pouco de lado (#TeamNoah) e isso foi irritante, fora o jeito que ela justificava isso. Em um ponto da história ela pega bem pesado com ele e eu fiquei meio </3. Jude tem uma relação melhor com o pai do que com a mãe. Noah e ela inclusivem arriscam dizer que o pai sempre salvaria Jude, caso ele só tivesse uma opção. #complicado

Os personagens secundários foram bem colocados na história. Todos tinham realmente algo a fazer ali. Aqui a autora acertou. 

Eu te darei o sol

A narrativa é em primeira pessoa, sendo pelo ponto de vista tanto do Noah quanto da Jude. São intercalados passado e presente. Os capítulos são grandes, às vezes eu me assustava com o tamanho rs. Achei a escrita do livro boa, mas não me prendeu muito. Acho que somente os últimos tiveram esse dom, porque o final é bom, mas não o que eu esperava.

A diagramação do livro é ótima. As letras tem um tamanho maravilhoso. O início dos capítulos são intitulados e se repetem de vez em quando. A Novo Conceito teve um cuidado nos kits pros parceiros. Já que a moda é o livro de colorir e o Noah gosta de desenhar, mandaram junto com o livro, um livreto pra colorir e uma caixa de giz <3 Achei meigo!

Bom gente, eu queria muito dizer que Eu Te Darei o Sol foi um livro legal pra mim, mas infelizmente não funcionou com a Ana aqui. Eu fui com as expectativas muito altas pra leitura e quanto maior o voo, maior pode ser a queda. Talvez eu tente de novo mais pra frente? Sim.
Já que a minha opinião divergiu de outras, resolvi colocar o link de uma resenha boa pra ele e aí vocês decidem! Aqui o link de Eu Te Darei o Sol no blog La Oliphant.

"A realidade é avassaladora. O mundo é um sapato apertado. Como as pessoas aguentam?"



Chiao!

8 comentários:

  1. Adoro ler suas resenhas. São objetivas, bem escritas, e não me fazem pular nenhuma parte "chata". Gosto como vc dá a sua opinião sincera também. Nunca tinha ouvido falar do livro (sou um alien?), mas agora principalmente nao entrou pra minha wishlist :~ obrigada pela sinceridade! um beijo!

    www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Puxa Ana, eu estava querendo tanto ler este livro, mas depois da sua resenha, acho que eu teria a mesma sensação que você. Ainda bem que não peguei essa leitura, acho que me decepcionaria bastante.

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Pena que a leitura não tenha te agradado tanto. Li algumas resenhas por aí, e me interessei bastante pelo livro. Espero poder lê-lo em breve e tirar minhas conclusões.

    Um grande beijo!

    www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha, você foi bastante honesta. Também tive bastante expectativa em relação a esse livro e parece que ele não é bem o que eu pensava. Eu amei o seu blog e já estou seguindo. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Meu blog caso queira conhecer: http://closetdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olaaa
    Adorei sua resenha e que pena que a leitura não foi tão boa pra você, tenho grande curiosidade no livro e espero ler em breve.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  7. Ana, suas fotos ficaram lindas =D
    Eu quero comprar esse livro, porque sempre vejo fotos dele pelo instagram rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana
    Eu li várias resenhas sobre esse livro e me interessei bastante mesmo nao sabendo ao certo o que pensar sobre ele. Vou deixar para ler quando tiver a oportunidade e sinto muito que para vc a leitura não tenha funcionado.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©