17.9.15

Resenha | A Teoria de Tudo

17.9.15

Quando eu pedi A Teoria de Tudo para ler, imaginava um outro tipo de leitura. Sabia que era escrito pela (ex) exposa de Stephen Hawking, mas não pensei que seria assim. A narrativa me parece mais um jeito de expor tudo o que ela não falou na época que era casada com o tão renomado. 

Stephen Hawking, um jovem promissor que aos 21 anos de idade descobre que tem Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença incurável. E que mesmo assim, não deixa de seguir com seus estudos e vida. Nessa mesma época conhece Jane, uma moça que apesar de tudo, decide ter uma família com o rapaz. E foi isso que ela fez por 20 anos. Aguentou muitas situações complicadas em razão de Stephen e sua família. Mas sempre chega uma hora que todos cansam e ela cansou, recebendo críticas pela separação e gerando rumores relacionadas à "família Hawking". Em A Teoria de Tudo ela "esclarece" o lado dela dos fatos de todos esses anos com o cientista. 

Jane sempre se "sacrificou" por seu esposo que foi ganhando espaço nos holofotes, enquanto ela ficava à sombra dele. Numa narrativa em primeira pessoa, temos fatos extremamente detalhados de sua vida com o físico (tipo muito detalhados mesmo, chega a ser um pouco maçante). Ela tem uma linguagem um pouco formal e se repete muito em certos pontos. Mas o que me irritou mais foi seu ponto de vista pessimista de toda a situação (enquanto escreve o livro). Era como se ela olhasse pra trás e se arrependesse de tudo e percebesse que sua vida foi infeliz e o livro fosse sua "carta de liberdade" pro público. Ela está aproveitando que dessa vez, as pessoas estão a ouvindo, coisa que não acontecia quando era casada. #boring

A forma como divulgaram o livro tanto aqui quanto fora é que esse é um livro sobre o amor perfeito e acho que na verdade, ao ler, você percebe que não, eles não tinham um casamento perfeito. Em muitas situações o próprio Hawking é "estúpido" com a mulher que fez tanto por ele. E ela também não é a super boazinha. Os dois são seres imperfeitos. E ela tentou segurar o casamento o quanto pôde. 

A Teoria de Tudo
A Teoria de Tudo

Os capítulos são grande pela descrição da narrativa. Achei a leitura densa pela quantidade de detalhes e pelo "peso" dos sentimentos por parte da autora. Essa é uma biografia-desabafo por parte de Jane.

E é isso aí!



5 comentários:

  1. Nunca tinha lida uma resenha sobre o livro e estava jurando que ele ra muito amorzinho :(
    Eu assisti o filme, que é lindo de morrer, eu amei de verdade. Estava ansiosa pra ler o livro, mas acho que acabei de desistir. Beijos!

    www.chuvadejujubas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi o filme mas meu amigo me recomendou e adorei a resenha, to afim de ler esse livro.
    rebeldiaemv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana! Até gostei do filme, mas não despertei nenhum interesse em ler o livro não. E agora com sua resenha, muito menos, hahahah. De qualquer forma obrigada pelo opinião :)

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  4. O filme é tão bonito que concordo com a Ju, achei que o livro também era uma amor, mas pela sua resenha, acredito que não seja muito interessante. De qualquer forma, espero tirar uma conclusão disso logo. Gostei bastante da tua sinceridade.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho a história dele bastante interessante, já apresentei trabalho escolar sobre ele e acabei descobrindo muitas coisas, mas não sabia muito da vida mais pessoal dele, eu não achava que ele fosse assim. Quando vi falando sobre o filme e o livro, falaram que os dois se amaram muito e blábláblá, não conhecia o outro lado da história. Eu estava pesando em comprar o livro, mas acabei de desistir.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©