16.11.15

Resenha | Cyberstorm

16.11.15
Cyberstorm
Livro cedido como cortesia pela editora Aleph <3



Olá você! Hoje vou falar desse livro que mal terminei de ler e já considero pakas - tipo sério, tô escrevendo essa resenha 3 minutos depois de fechar o livro.


Cyberstorm conta a história de Mike, Lauren, Chuck, Susie e algumas outras pessoas, mas esses são os nomes mais citados. Eles moram no mesmo condomínio tecnológico que é basicamente movido à internet. Não sabemos que ano é, mas é um futuro aparentemente próximo. Do nada uma tempestade de neve atinge Nova York e ao mesmo tempo, pouco a pouco as comunicações entre NY e o resto do mundo vão diminuindo. A questão é que antes disso, os Estados Unidos estavam no meio de uma situação política muito complicada e não demora muito para Mike, Chuck e o resto de Nova York criar teorias da conspiração envolvendo a nevasca e a interrupção das comunicações. Essa derrubada, até onde o governo sabe foi um ataque cibernético, as pessoas começam a especular quem teria o provocado. A china? A Rússia? Muitas perguntas e poucas respostas compõe o cenário de desespero dessa Nova York.

"Uma democracia baseada no medo não é uma democracia." -página 158

Cyberstorm


A escrita do livro é cativante. O início é um pouco complicado, mas depois vemos um desenrolar extremamente bem escrito por parte do Matthew Mather. O conhecimento do autor na área de tecnologia foi essencial pra que o livro não fosse um bla bla bla enorme. Você quase se via dentro daquela situação de vulnerabilidade das pessoas do condomínio - porque a situação piora e muito, mas isso vocês vão descobrir quando lerem o livro.

"As pessoas não estão preparadas, porque elas acreditam que outras pessoas sempre resolverão o problema, e normalmente é o que acontece." - página 81

Cyberstorm

A narrativa em primeira pessoa por parte do Mike nos fez ter uma visão muito intimista do medo que ele teve pela família e amigos. Fora o fato de que a crítica feita na história não deixa de ser verdade e atual.  Nós temos a impressão de sermos livres na internet, mas boa parte do tempo não sabemos pra onde vão nossas informações. E a crítica ao Governo que não se "incomoda" em dizer a verdade para o cidadão. Pra uma pessoa que gosta de teorias conspiratórias esse livro é uma leitura indispensável. 

"Para ver o futuro, bastava olhar para o passado." - página 254

10 comentários:

  1. Que capa magnífica!
    Eu já teria interesse de ler ele só pela capa (sim, sou daquelas que julga kkkk).
    Muito legal! Ainda não conhecia esse livro, me interessei.

    http://apenasimagine.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu já me interessei e isso é um problema porque a minha prateleira tá cheia de livros com leitura pendente (falta de tempo, fazer o que né? kkk). Adoro livros e filmes assim, cheio de mistérios e tudo mais.

    Parabéns pelo post e pelo blog, beeijo!

    http://universodainspiracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana.
    Amo livros assim, com teorias conspiratórias!
    Acho que seria uma das leituras para favoritar, então vou colocar na minha lista de desejados =)
    Ótima resenha.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Bom, amo livros com conspiração, e um enredo bem intrigante. E gostei da premissa deste. Estou de olho nele, desde que foi lançado. E que bom que te prendeu e você gostou bastante. Espero ler o mais rápido possível. Adorei a resenha e as fotos.

    beijos
    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Por tudo que você escrever na resenha, o livro parece ser magnífico. Eu adoro tecnologia e teorias conspiratórias. Assim que puder, com certeza, irie comprar.
    Ah, e as fotos estão lindas mesmo! Outra coisa: o trama me fez lembrar da série Mr. Robot, que tem todas essa questão de tecnologia, conspirações.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto muitos blogs falando desse livro, recebendo ele, mas só agora consegui ver uma resenha. Finalmente!
    Já tinha me apaixonado pela capa, com certeza por que né, e agora com esse conteúdo esplendoroso *-*
    Sen or, que lindeza é essa!? Adoro tudo quanto é coisa que se refira a teorias conspiratórias, amo demais mesmo ♥
    Já quero kk
    beijos e amei o seu blog, estou seguindo :3
    Ganurb

    ResponderExcluir
  7. Eu vi esse livro na livraria uma vez, ninguém tava falando dele ainda... Mas a capa me chamou a atenção, é linda demais. Aí veio a sinopse que me fez interessar ainda mais!

    Gostei da sua resenha, bem objetiva. E as fotos estão lindas também. Parabéns!

    Com certeza está na minha lista da black friday! Tomara que consiga comprar ele.

    Ana, vou aproveitar para te avisar que te marquei no meu blog para responder a pergunta "Como me tornei leitora" se quiser, claro, também contei minha história.

    Bjs!

    http://01amordelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Ouço falar muito bem dos livros desse autor, mas não tive a oportunidade de ler nenhum, quero muito ler urgente. Amei as fotos deu para ter uma ideia de como será o livro, a diagramação esta belíssima.
    Amei o post, parabéns.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. oi, tudo bem?
    A primeira vista, o livro não me interessou, mas sua resenha me fez repensar. Essa critica social ao uso e destino das informações na internet me interessa, e não estamos longe de um mundo totalmente movido a internet, rs. Sem falar que um livro que deixa o leitor assim, tão desesperado para fazer a resenha e compartilhar sua opinião deve ser muito bom!
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Achei super interessante esse livro! Fiquei super curioso para ver todo o desfecho dessa história!!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©