25.5.16

Resenha | Donnie Darko

25.5.16
Donnie Darko
Cedido em parceria com a Darkside Books


Em Donnie Darko conhecemos a história de - obviamente - Donnie Darko, um jovem que é extremamente perturbado e tem indícios de esquizofrenia. Em um de seus momentos sonâmbulos, ele "vê" um coelho gigante chamado Frank, este alerta Donnie que o fim do mundo está perto: 28 dias: 06 horas: 42 minutos e 12 segundos. Depois disso, vemos Donnie acordando em um campo de golfe e quando ele retorna para sua casa pela manhã fica sabendo que uma turbina de avião caiu nela e o mais curioso, bem em cima do quarto do rapaz.

Daí começam os eventos mais misteriosos e de complicada compreensão na história do cinema. 

Donnie DarkoDonnie Darko


Muitas teorias são desenvolvidas a partir da história - eu tenho a minha, mas eu não consigo explicar bem, eu só sei que ela é triste. O que eu posso sinceramente dizer do que eu compreendi, é que ela tem um fundo filosófico bem intenso e é isso. Haha
 
A história tem inúmeras teorias pelo fato do filme envolver viagem no tempo, universos paralelos e queria deixar um post do Canto dos Clássicos que é um tanto esclarecedor quanto a essa parte. Acesse aqui.


Agora vamos ao livro lançado pela Darkside Books. Ele conta com um prefácio escrito pelo Jake Gyllenhaal que fez o Donnie no filme e uma entrevista com o diretor Richard Kelly, onde ele fala sobre como foi dirigir, de onde surgiram as ideias e esse tipo de coisa que a gente perguntaria para o cara que inventou a história mais maluca ever.


Donnie Darko



Muita gente acha que em sua maioria, os livros são melhores que os filmes. Nesse caso, o livro é o filme, já que conta com o roteiro usado pelos atores. O livro te ajuda a compreender alguns pontos do filme de forma mais elaborada - mesmo sendo o roteiro - e foi bem interessante ler esse tipo de texto.

Depois de todo o roteiro também contamos com o "livro" dado pelo professor de física para Donnie no filme: A Filosofia da Viagem no Tempo, escrito pela “Senhora Morte” ou Roberta Sparrow. O que foi uma leitura um pouquinho complicada, mas eu prometo que você consegue entender. Fora que ele dá uma visão mais ampla das coisas que o jovem faz durante a história, já que ele fica fissurado pelo livro - que até então seria de ficção - por perceber que as coisas que acontecem na "ficção" estão realmente acontecendo com ele.


“Rezo para que isto seja apenas uma obra de ficção.
Se não for, então rezo por ti, leitor deste livro.” 
- A Filosofia da Viagem no Tempo


A edição ficou fenomenal - pra variar - e acho que se você gosta do filme, esse livro é ótimo, se você não entendeu a história, esse livro é ótimo. Se você nunca viu o filme - o que era minha situação - ele é ótimo.  Dê uma chance a essa complicação chamada Donnie Darko e junte-se a nós com suas teorias!


12 comentários:

  1. Olá,

    Eu ainda não vi o filme mas tenho muita curiosidade em ver, vou aproveitar o feriado para conferi-lo no netflix. Gostei de saber que a ediçao da darkside esclarece alguns pontos da história, além de dar mais detalhes sobre o filme. Acho que vou assistir a adaptação primeiro e depois adquirir o meu exemplar. Fiquei curiosa também para formar minha própria teoria a respeito da história haha.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho lá minha teoria rudimentar sobre essa história, que só consegui formar muito tempo depois de ver o filme hahaha Mas leria esse livro de bom grado!
    Um beijo!

    www.yeahitsallmine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Carambaaaaa, nunca tinha ouvido falar do filme ou do livro, mas já quero ler e assistir pra já!
    Só de ler a resenha já fiquei interessada, mas quando li essa parte "“Rezo para que isto seja apenas uma obra de ficção. Se não for, então rezo por ti, leitor deste livro.” posso dizer que agora sou obrigada a pelo menos ver o filme. haha

    Prazer, Jéssica

    ResponderExcluir
  4. só faltei pirar quando vi que eles lançaram o livro, eu sou apaixonada por JG e já vi o filme, claro hhhahah acho a história mó pirada, a trilha sonora de arrasar <3 enfim... a edição tá linda, no capricho da DS e eu pretendo tê-lo em meu acervo o quanto antes...
    bjs...

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é tão lindo, quero muito! Gosto muito de Donnie Darko, foi um dos filmes que fez eu me apaixonar perdidamente pela 7ª arte. Amei seu blog, miga <3
    Beijos
    www.purpurinaacida.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, como vai?
    Não conhecia nem livro, nem filme, mas, pretendo assistir, se eu gostar, leio o livro também. Gostei muito da sua resenha, parabéns! Obrigada pela dica, já o acrescentei a minha lista.
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi, como vai?
    Não conhecia nem livro, nem filme, mas, pretendo assistir, se eu gostar, leio o livro também. Gostei muito da sua resenha, parabéns! Obrigada pela dica, já o acrescentei a minha lista.
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana tudo bem?
    Eu estou vendo que muita pessoas tem falado nesse livro ultimamente. Uma pena, pois nem o filme eu assisti.
    Parece que o forte dessa obra foi esse roteio, acho que isso conecta o leitor ainda mais com o filme.
    Não pretendia muito ler, mas ultimamente tenho mudado de ideia. Quem sabe me animo.

    ResponderExcluir
  9. Oioi! Tudo bem?
    Adoro o trabalho da Dark Side Books, mas confesso que morro de medo!
    Achei a arte do livro DONNIE DARKO mtooooo doida, e por dentro está maravilhoso.
    A historia pelo jeito é dessa que a gente entra de cabeça e nao para ate terminar.
    Apesar do medo que eu sempre sinto, fiquei bem interessada. Ainda mais que eu vi o filme e ele é uma loucura haha.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Miga, que pira. Confesso que fiquei bem confusa com a história, mas fiquei bem curiosa pra ver o que acontece. Só vou conferir o filme primeiro que parece que faz mais sentido assim haha :)

    Beijos, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie
    a edição está linda demais, uma pena que eu não curta tanto o gênero mas a sua resenha me deixou levemente curiosa pois é um gênero que quero criar mais afinidade

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o filme e o livro, ja assiste e ja li o livro.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©