30.6.16

Resenha | O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

30.6.16
O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias
Recebido em parceria com a Editora Arqueiro


A Arqueiro conseguiu me ajudar a finalmente ler O Guia do Mochileiro das Galáxias. Não, eu ainda não li tudo, afinal nessa edição temos todos os livros e eu prefiro ir lendo aos poucos, mas foi incrível entender as coisas que falam por aí dele.

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias conta com a “Trilogia de cinco” – O Guia do Mochileiro das Galáxias, O Restaurante no Fim do Universo, A Vida, O Universo e Tudo Mais, Até Mais, e Obrigado pelos Peixes e Praticamente Inofensiva – em uma edição só. Isso é maravilhoso! Eu estou na metade da terceira história, então vou resenhar o primeiro livro e o segundo vou dar uma breve passada ok?


O Guia Definitivo do Mochileiro das GaláxiasO Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias vai dar uma introdução – muito boa, diga-se de passagem -  ao universo criado por Douglas Adams. Aqui conhecemos Ford Prefect que se passa por um terráqueo, mas definitivamente não é um. Ele é um colaborador no Guia, um livro essencial para qualquer viajante do espaço. A melhor parte definitivamente é entender o porquê de a toalha ser t-ã-o importante haha. Era pra Ford ter passado apenas uma semana na Terra fazendo pesquisa, mas ele acabou preso aqui por longos 15 anos e se tornou amigo de Arthur Dent.

Arthur está em uma péssima situação, querem demolir sua casa pois ela está atrapalhando a construção de um desvio na estrada. A grande ironia de TODA a situação – o que é um ponto bem forte do autor, o uso de humor para fazer críticas – é que nesse mesmo dia foi marcado a aniquilação do Planeta Terra para – adivinha? – a construção de uma via expressa interespacial. Me diz se isso não é um enredo maravilhoso?

“Povo da Terra, atenção, por favor. Aqui fala Prostetnic Vogon Jeltz, do Conselho de Planejamento do Hiperespaço Galáctico. Como todos vocês certamente já sabem, os planos para o desenvolvimento das regiões periféricas da Galáxia exigem a construção de uma via expressa hiperespacial que passa pelo seu sistema estelar e infelizmente o seu planeta é um dos que terão de ser demolidos. O processo levará pouco menos de dois minutos terrestres. Obrigado.” – Página 24

Eu nem sei como, mas em poucas frases Douglas me deixou muito próxima de Arthur e Ford. Sério, nunca havia simpatizado tão rápido com personagens na vida.
O Guia Definitivo do Mochileiro das GaláxiasO Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias



 "Qualquer coisa que pensa logicamente pode ser enganado por qualquer outra coisa que pensa pelo menos tão logicamente como ele.”


No segundo livro O Restaurante no Fim do Universo continuamos com nossos personagens que estão famintos e procurando um lugar para comer. A parte interessante desse tal “Restaurante” que na verdade é um lugar onde você come e assiste ao fim da existência do universo. Interessante né? Haha. No segundo livro temos além das viagens no espaço, a viagem no tempo. O que foi MUITO LEGAL.


"Eles acreditam em" paz, justiça, moralidade, cultura, esporte, vida familiar e a obliteração de todas as outras formas de vida.”


Os livros são narrados na terceira pessoa, a escrita do autor é extremamente fluída e bem-humorada. Me conectei rápido a história pois me lembrou bastante Doctor Who – inclusive o Douglas escreveu roteiros pra série <3 – fora que na série existem milhares de referências as histórias do Guia, e foi bem legal finalmente lê-las.

Se você nunca leu nada dessas histórias – como eu – por favor, LEIA. Se você já conhece as histórias, adquira essa edição pois ela está MARAVILHOSA!



TARDIS e um "Restaurante" viajando no espaço

 

13 comentários:

  1. Olá!
    Eu tenho os livros da série, já dei uma lida 'por alto' neles, mas não consegui me prender ainda. Preciso corrigir isso ou não me considero mais nerd hahaha eu vi essa edição na Amazon e fiquei babando. Linda demais!

    Beijos!

    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  2. Sensacional. Não sabia dessa edição.

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ana, tudo bem?
    Não me mate, mas ainda não li essa série hauahuah e estou louquinha com essa sua resenha, confesso que esperarei para ler quando comprar todas obras. Parabéns pela resenha <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu quero taaaanto essa edição! Várias vezes já quase compre os livros separadamente, mas sempre desistia por algum motivo, mas agora que saiu esse volume único, tô decidida a comprá-lo. A premissa da história é meio surreal, mas muito interessante. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, li o primeiro livro e amei! Estou doida para ler os próximos!
    Achei que o autor escreve maravilhosamente bem, cheio de humor e inteligentes críticas a nós seres-humanos (ô racinha difícil hein rsrsrs). Adorei a resenha e você me deixou curiosa sobre a série Doctor Who (ainda não assisti nenhum episódio, acredita?!). Beijos
    Ahhh participe do nosso blog também e comente nossos posts... quero manter contato. pois adorei sua forma de escrever ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana!

    Mesmo todo mundo sempre falando tão bem desse livro, mesmo com taaaaaannntos fãs por aí, a verdade é que não consigo ter vontade de lê-lo... rs.
    Ainda não me ganhou.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. É uma belíssima edição essa nova da Arqueiro! Eu tenho as edições antigas, em volumes separados e ainda não me dignei a ler, por falta de tempo mesmo. Gosto de aventuras espaciais e gosto de rir, então acho que eu e o livro nos daremos bem! XD

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já tive a oportunidade de ler Douglas Adams mas infelizmente não gostei nem um pouco do que li, por isso passo essa dica.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tenho a coleção desmembrada, mas saber que essa belezura existe me deu uma vontade de comprar, pra me mimar um pouco. :)
    Lido exemplar, parabéns para a Arqueiro.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  10. Heey Ana, tudo bom? Menina, seu blog é a coisa mais linda! Estou encantada com o seu cantinho. Sobre esse livro: também solicitei um exemplar para a editora, e, assim como você, estou lendo aos poucos. Na verdade, ainda estou no primeiro volume, mas já gostando MUITO desse enredo maluco! Seu post ficou maravilhoso. Adorei as fotos!!
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Devorei esse livro todo de uma vez, um volume atrás do outro. Simplesmente me viciei na narrativa do autor e não conseguia parar de ler. Também simpatizei muito rápido com Arthur e Ford, e ri da aniquilação da Terra, me senti vingada pelo Arthur... rs... série mais que recomendada!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá, adorei a resenha...confesso que nunca tinha lido, pois não queria comprar aquela edição econômica horrível que sempre estava na promoção. Até que enfim a editora lançou algo digno de nerds colecionadores...adorei!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana, sua linda, tudo bem?
    Essa edição está linda mesmo, os fãs da série devem ter surtado, risos... Sou louca para saber o que significa essa toalha. Achei muito engraçado e um absurdo querer destruir um planeta para construir uma via. E depois ter um restaurante para assistir a tudo de camarote? Risos, esse livro deve ser muito bom mesmo. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©