18.8.16

Resenha | O Projeto Rosie + O Efeito Rosie

18.8.16
Recebidos em parceria com o Grupo Editorial Record

Don Tillman é um professor universitário australiano de genética. Com 39 anos, solteiro, bonito e extremamente inteligente. Um pacote incrível né? Poderia ser, se ele não fosse péssimo quando o assunto são pessoas ou ser o mínimo social. Isso traz problemas sérios pra ele no campo do amor. Tudo na sua vida segue uma rotina estritamente organizada e de horários definidos. Mas como a maioria dos seres humanos, Don busca uma companheira e obviamente o método tradicional não funciona com ele. Logo, ele usa um método quase científico pra encontrar uma mulher que dê certo com ele. 

O Projeto Esposa é um formulário que contém desde informações básicas até as perguntas mais complexas sobre uma mulher que irão ajudar Don a encontrar uma parceira ESPECIFICAMENTE dentro dos “padrões” que busca. 


Nisso Gene (um dos seus poucos amigos, sendo que a outra é Cláudia, esposa de Gene) decide “ajudar” apresentando Rosie a Don. O problema é que ela é absolutamente o contrário do que ele busca. Então, Don a descarta rapidamente. Mas de uma forma muito envolvente e engraçadas, os dois acabam mantendo contato. 

A narrativa é feita na primeira pessoa pelo ponto de vista do meticuloso Don. O que torna a leitura um tanto curiosa. Entender a cabeça de alguém tão cheio de detalhes em tudo que faz na vida – incluindo refeições – é muito interessante.

"Os seres humanos muitas vezes deixam de enxergar o que está perto deles e que parece óbvio aos demais." - p. 96

Don e Rosie são personagens exóticos e incríveis cada um do seu jeito. Apesar de Don no início ser um pouco irritante dada sua condição de mister organizadinho. Continue a leitura, apesar de ser uma história um pouco previsível a narrativa é bem gostosa de ser lida e existem reviravoltas bem legais. Os dois personagens são bem desenvolvidos assim como a própria história. 

Ps: Não sou muito fã da nova capa <|3


Se você não leu o livro acima, NÃO continue a leitura do post.


O Projeto Esposa foi um sucesso. Depois da surpresa de saber quem é o pai de Rosie, uma outra ainda maior acontece. Don e Rosie se casam. Em O Efeito Rosie,  Don e ela se mudaram da Austrália para Nova York e estão casados a quase um ano. 

Ele continua trabalhando como professor universitário, mas agora em Nova York e Rosie está fazendo doutorado em psicologia e completando a faculdade de medicina. Fora o trabalho dos dois como bartenders em um pub durante a noite. 

A rotina muda um pouco quando Rosie dá uma notícia um tanto inesperada para Don. Ela está grávida. E sem planejamento algum por parte do casal, como Don deixa bem claro. E como nós sabemos dada a leitura de O Projeto Rosie, Don é meticuloso quanto ao planejamento de sua vida. Claro que o casamento alterou algumas coisas, mas nada que tenha mudado o seu jeito de ser. 


A gravidez acaba atingindo Don em níveis imensuráveis. O que torna o personagem bem chato – e um pouco mais difícil de ser aturado que no livro 1 - durante a narrativa na primeira pessoa pelo ponto de vista dele. Sério, às vezes eu queria sacudi-lo e falar: AMIGO, ACORDA! PARA DE SER IDIOTA. Mas quero deixar bem claro que a Rosie não facilitou muito. 
 
 "Eu precisava me concentrar nas coisas que eu podia mudar e aceitar as que eu não podia." - p. 159


Temos várias problemáticas - além do Projeto BUD (Bebê em desenvolvimento) – Gene acaba entrando na vida dos dois de uma forma bem louca. O que torna tudo ainda mais difícil. Lembrem-se que Don é cientista, ou seja, tudo pra ele deve ser solucionado cientificamente. 

Apesar de em várias partes da leitura eu ter desejado matar Don, a leitura foi muito boa. Nesse livro, o personagem se mete em cada problema que vocês nem tem noção. O autor conseguiu desenvolver a história em um ritmo legal. Ele mostrou que a gravidez tem seus pontos positivos e negativos e que Don é um ser humano ‘normal’ apesar de não ser tão convencional. 

A finalização do livro foi ótima e eu gostei bastante do segundo livro. Não superou o primeiro, mas foi bom rever Don e Rosie nessa nova fase. 



14 comentários:

  1. Eu ainda nao li o primeito livro, logo não li a segunda parte da resenha assim como você instruiu. Eu até qie gostei da capa nova. E estou bem curiosa com a leitura desse livro espero logo poder. Sua resenha me deu muita curiosidade.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu queria muito ler o primeiro livro, aí eu ganhei ele num amigo secreto há mais de um ano e até hoje ainda não consegui lê-lo! Acho a capa antiga muitíssimo mais bonita do que a nova. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  3. Oi, flor!
    Ainda não li o primeiro livro, mas o tenho por aqui. Preciso me organizar para lê-lo, porque sua resenha me fez relembrar por que achei o livro interessante em primeiro lugar. Parece o tipo de romance que encanta e mantém a atenção durante a leitura. <3 Não li a segunda parte da sua resenha, mas salvei o link nos meus favoritos, porque não sabia que havia uma sequência. Quero conferir mais tarde, quando tiver lido o livro.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Sempre ouvi falar muito bem do primeiro livro, mas ainda não li e nem sabia que haveria continuação!
    Quer muito ler ambos os livros pelo fato de ser uma leitura leve e agradável.
    O que me chama a atenção também é um dos personagens ser cientista. Fiz Química e amo tudo que está envolvido com ciência.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu já comecei a ler o Projeto Rosie umas 3 vezes, mas nunca passo da página 20. Legal saber que ele tem continuação #boracomprar
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Hey, cara eu sou apaixonada por seu blog, é muito lindo!
    Sobre o livro, ele está na minha wishlist há um tempão, mas ainda nao tinha visto essa nova capa e nem a continuação. Bom, vejo todo mundo falar muito bem e sou louca para ler!!
    Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  7. Eu amo muito O Projeto Rosie, é um dos meus favoritos <3 Fiquei maluca com o lançamento de O Efeito Rosie, e já iniciei a leitura. O Don está mesmo ainda mais surtado, mas eu amo tanto esse personagem, mas tanto, que até quando ele é chato de verdade me deixa com um sorriso no rosto. Espero continuar amando a leitura. Sua resenha ficou ótima!! Adorei.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu já vi esse livro mas não sabia que se tratava de um "solteirão". As duas capas est]ao em edições maravilhosas! É um tanto difícil não encontrar um cara antissocial hoje, até mesmo porque a mulher tem chegado mais do que o homem. O que é um bom sinal. A personagem me pareceu engraçada e completa. Sempre que leio suas resenhas Gabi saio mais que satisfeita. A estrutura é completa e vc me arranca risos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie
    eu tentei ler o livro faz um tempo mas infelizmente não consegui ir pra frente pois achei bem chato haha talvez tenha pego no momento errado já que sempre vejo muitos elogios, adorei sua resenha e me deioxu com vontade de tentar de novo, lindas capas

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já vi muitas críticas boas desse livro, e ruins também haha por isso não consegui ter vontade de lê-lo ainda, mas sua resenha talvez me faça mudar de ideia. Essa edição nova da capa laranja é terrível, prefiro mil vezes a outra que é muito amor <3
    Abraços,
    pile of roses

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana tudo bem, contar uma coisa engraçada, meu marido escolheu esse livro para me dar de niver há tres anos atrás, e quando comecei a ler vi que ele tinha semelhanças com o Don, morri de rir. Estou curiosa para saber como é o segundo livro, e concordo com vc,não curti essa capa, a antiga é muito mais linda. Bjkas

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Não gostei que eles reformularam a capa do livro, para mim a antiga é bem mais bonita.
    Acho a premissa mto legal e divertida, a ideia dele arrumar uma pessoa e daquela forma é estranha, mas engraçada.
    Ainda nao terminei de ler o primeiro, mas ja quero os dois.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Sua resenha foi muito bem escrita, parabéns. Mas esse livro não conquistou minha atenção, acho que eu não aguentaria ler muito ele.
    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. eu amei o primeiro livro, amei o Don... tenho que ler o segundo, tenho certeza que vou amar

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©