16.11.16

Resenha | O Código da Vinci

16.11.16
Recebido em parceria com a Arqueiro

"O dinheiro e a fé eram motivações poderosas." - p. 44

O Código da Vinci é um livro muito conhecido, assim como o filme. Ele consagrou Dan Brown e eu finalmente o li na versão "para jovens" que a Arqueiro fez. Não sei muito bem qual a diferença entre esse e o livro original. Se alguém souber me avisa. Haha.

Temos um assassinato no Museu do Louvre, o problema é que não é simplesmente um assassinato, esse foi O assassinato.

Pela cena do crime ter elementos da simbologia, a polícia da França chama Robert Langdon - um professor americano de simbologia - pra analisar aquilo e ajudar a polícia. Só que o que ninguém esperava é que aquele assassinato fosse trazer uma conspiração muito antiga à tona que é protegida por uma sociedade secreta. 
Nisso também somos apresentados a criptografa Sophie Neveu. Os dois se juntam para seguirem as pistas deixadas nas obras de Da Vinci que podem acarretar inúmeras revelações para o mundo.

"Tememos o que não entendemos." - p. 25



O Código da Vinci
O Código da Vinci

Pra quem me acompanha há algum tempo sabe que eu sou a louca das conspirações, mas por algum motivo - e depois de ler, eu entendi qual - nunca havia lido O Código da Vinci. Bom, a narrativa é feita na terceira pessoa e temos a visão de vários dos personagens principais. A trama é interessante e muito bem pesquisada pela parte do Dan Brown.

"A oração é uma alegria solitária." - p. 54

Aqui ele cita a conspiração envolvendo o Santo Graal, o significado do sorriso da Monalisa e algumas outras coisas, todas relacionadas a Jesus Cristo. Também conhecemos algumas sociedades secretas - que nunca são secretas de verdade.
A história tem muitas reviravoltas bem construídas e personagens bem colocados dentro da história. Ninguém fica sobrando. Algumas vezes, é um pouco confuso de acompanhar a narrativa, mas nada que te impeça de compreender a história na sua totalidade. 

"A vida é cheia de segredos. Não se pode aprender todos de uma vez só." - p. 69


O Código da Vinci


Fica aqui a minha opinião pessoal de toda a conspiração, ok? Ok! Dan Brown misturou a ficção e a realidade, mas pra mim foi tudo basicamente ficção. Essa história envolvendo o Santo Graal é bastante viajada pra mim, mas cada um com o que acredita né? Claro que algumas situações envolvendo corrupção dentro da igreja e coisas do tipo são muito críveis, mas o resto... nem tanto.

Bom, se você gosta de um bom mistério policial e uma boa pitada de teoria conspiratória essa é uma ótima leitura.

"São o mistério e a maravilha que alimentam as nossas almas, e não o Graal em si." - p. 287

16 comentários:

  1. Se eu soubesse que essa edição está tão linda teria pego..
    Pensei que mudaram só a capa rs

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Gostei das fotos e da sua resenha
    Eu já li o livro, logo que saiu e adorei.
    Essa edição pelo que soube é um pouco diferente, né?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Como citei ali, é uma versão para jovens. A linguagem tá mais "fácil" e eles colocaram imagens (de coisas citadas na leitura). Bem legal.

      Excluir
  3. Adorei a resenha e a sinceridade com relação ao livro (que é o mais importa).
    Sei que essa coisa toda é bastante conhecida mas nunca assisti nem o filme mas quem sabe agora né?
    beijos
    Visite Ganurb

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive vontade de ler esse livro, na verdade sempre tive a chance de ver o filme mas toda vez desisto pelo fato de saber que o livro pode ser melhor. Adorei!

    http://sorrisodevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, eu sou suspeita a falar sobre o Dan Brown... simplesmente amo a escrita dele. Já li 4 livros dele e o Código é o meu preferido... tenho um trauma por ter emprestado ele e Anjos e demônios e nunca os ter recebido de volta :/
    O fato de ele misturar ficção à realidade pra mim é algo impressionante, e a forma que ele escreve juntamente com as pesquisas, torna a história bem real. E foi isso que o fez ser tão criticado (mas também tão amado). Acredito que o leitor é que deve saber separar bem as coisas rsrs
    Bjo, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Bem, eu sou fã de Dan Brown e não concordo com algumas coisas, mas opinião pessoal cada um tem, rs uma dica se você achou que não foi trão crível é procurar saber mais sobre o Santo Graal. Já tenho a edição normal e antiga, li na época de 12/13 anos, e só compraria essa nova por causa das imagens haha
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu pesquisei, mesmo assim não acredito muito kkkk

    ResponderExcluir
  8. Assim o livro é interessante, mas o que o Dan Brown fez, foi fazer uma cópia simplificada do Pêndulo de Foucault, do Eco.

    ResponderExcluir
  9. OI!
    Confesso que mesmo tenho vontade de ler a obra, sempre acabo me desanimando, parece se bem complexo. Por isso mesmo sua resenha me animou, não sabia que essa versão era para os jovens. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  10. Amo esse livro! A historia me prendeu do inicio ao fim.

    ResponderExcluir
  11. Olá !!! Que bonita essa versão do livro !!!
    Uma leitura que com certeza vale muito a pena !!!
    ótima sua resenha, bjoooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Achei essa edição muito linda, além de cativar mais ainda os jovens a leitura!
    bJS

    https://devaneiosdeinverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. o livro é lindo, porém acho que não irei ler ele em breve <3

    ResponderExcluir
  14. Oiee! Já ouvi muito falar deste livro. Gostei da sua resenha. Super bem escrita, mas realmente não é um livro que eu tenha interesse em ler. Sei lá não chamou tanto assim a atenção. Mesmo com o sucesso que teve.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Eu recebi ele da Arqueiro e fiquei fascinada sobre o quão diferente é a experiência de ler após o filme. Eu sou fã de Robert e todos os filmes eu adorei. Achei que o livro seria enfadonho por eu já conhecer a história, mas pelo contrário, foi uma leitura veloz e extremamente cativante!

    Fãnzona do Dan Brown hahaha

    adorei,
    beijos, isa

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©