3.1.17

Resenha | Duff

3.1.17
Recebido em parceria com a Globo Alt

DUFF é aquele livro que tem o clichê – que muita gente gosta – mas mesmo assim é diferente.

Bianca Piper é uma garota normal, só que ela não é a mais bonita da escola. Não que ela se importe com isso, Piper tem uma qualidade que é não ligar muito pra opinião dos outros. Ela tem Casey e Jessica, amigas muito leais apesar de ela ser uma 'DUFF'.

Quem apresenta o termo a ela é Wesley Rush, aquele cara rico, pegador e popular da escola sabe? Que todo mundo ama odiar. Ele conta a ela que ela é uma DUFF (designated ugly fat friend ou seja, a amiga feia e gorda) a menos atraente do grupo de amigas e sabe o que é interessante nisso tudo? Pela primeira vez, a opinião de alguém a incomoda.
"[...] Quer dizer, eu amava o silêncio, mas uma dose muito grande dele pode enlouquecer depois de um tempo." - p. 51

Bianca tem alguns problemas familiares. Obviamente, os pais estão prestes a se separar e ela precisa urgentemente de uma válvula de escape – porque pra ela, conversar não é uma opção – ela acaba beijando Wesley – sim, o cara que ela ‘odeia’ – e nisso eles mantêm um relacionamento que seria somente físico/sexual.

Só que a teoria não funciona tanto na prática.  



"Acredito que toda garota deva se sentir especial de vez em quando, até mesmo você, Bianca" - p. 145

Como eu disse ali em cima, o livro parece soar clichê e em alguns pontos até é – não que eu não goste de clichês – mas esse tem um ponto diferente. Apesar de tudo, Bianca é muito sincera com o que ela quer de Rush. Acho que isso foi o que mais me impressionou sabe? A autora desenvolveu bem essa parte do “relacionamento” deles que é meio - bastante - disfuncional, mas acaba sendo importante pros dois. 

"O amor é raro e difícil de encontrar e demora muitos anos pra brotar. Adolescentes não se apaixonam" - p. 221

Outro conflito aqui é o casamento dos pais de Piper. A mãe vive viajando dando palestras enquanto o pai a espera dia após dia, não aceitando que aquilo indica o fim. Nessa parte temos uma espécie de twist que vai criar problemas no relacionamento pai e filha. E também temos uma solução pra relação que ela tem com a mãe, foi realista. Foi bom!

As amigas de Piper são personagens secundárias muito importantes, apesar de achar que elas poderiam ter sido mais apresentadas sabe? Ficou uma coisa meio quadrada, certinha. Só Jessica que conhecemos “melhor”. 


Bianca é uma personagem fácil de se cativar e até identificar. Ela teve um relacionamento que acabou muito mal e por isso tem o tal “coração de gelo” fora a dificuldade de expressar sentimentos. A autoestima dela é baixa, e se reconhecer uma DUFF não a ajuda. Às vezes esse termo me irritou, não por ser o que ele é, mas por ela ter aceitado isso tão facilmente. Foi um pouco chato a repetição dela pra ela mesma dizendo que era DUFF. Ninguém acha que ela é DUFF, nem mesmo as amigas, e por incrível que pareça, nem Rush. Só ela mesma acha isso e até Bianca entender o sentido “real” disso demora um pouco.

"Pensei que podia fugir dos meus problemas. mas estava tão errada. Não importa aonde você vá ou o que você faça pra se distrair, a realidade alcança você." - p. 152

O  livro tem uma leitura gostosa, a narrativa é feita em primeira pessoa pelo ponto de vista da Bianca. Seria interessante ter intercalado com Rush? Seria, mas nem tudo é perfeito. Os personagens são bem desenvolvidos e crescem na história, os conflitos são resolvidos e foi leve sabe? A autora trabalha assuntos pertinentes de forma tranquila e satisfatória, pelo menos pra mim né?


Uma young adulto de leitura fácil e rápida que recomendo pra vocês. 

Compre aqui


"Não minta pra você mesma porque acha que determinada escolha é a mais segura ou fácil. As coisas realmente não funcionam assim." - p. 303


15 comentários:

  1. Oi Ana!
    Eu adoro esses young adults, mesmo sendo clichês, acho interessante o modo como os autores colocam os problemas e como são enfrentados pelos personagens. Deixa tudo um pouco mais real e conseguimos sentir realmente.
    Adorei sua resenha e as fotos, parabéns!
    Beijos :*

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, Como sempre com resenha ótimas sobre livros. Pelas citações que postou existente no livro, acredito que apesar de "clichê" o tema, tem profundida. Valeu a dica.
    Beijos,
    Cláudia Batista
    @blogpaposimples
    www.blogpaposimples.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive curiosidade em ler este livro, principalmente depois que vi o filme! Tipo, achei um enredo bem interessante por ser algo comum hoje em dia nas escolas(com outros apelidos) e como foi desenvolvido no filme. Adorei a resenha ><

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, já havia visto sobre esse livro, e embora tenha visto várias críticas positivas, não faz meu estilo de leitura. Até que parece interessante, mas não me deixou tão curiosa para saber da história. ótima resenha.

    www.ocasulodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Li esse livro no ano passado e gostei muito da história. Também acabei refletindo um pouco sobre o bullying e achei a personagem muito divertida e carismática.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana, tudo bem?

    Morro de vontade de assistir ao filme e ler o livro. Mas como no momento não tenho muito dindim para a segunda opção, vou permanecer na primeira, hahaha. Acho que tem no Netflix e serve pelo menos para ter uma ideia do que se trata.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Realmente, o livro é bem clichê, só que não achei ele diferente, até tentei ler, mas não rola. que bom que foi uma leitura agradável para você. Parece interessante para o público adolescente.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Desconhecia a obra, mas também gosto de um bom clichê. Saber que ele é um clichê que acaba nos surpreendendo com um enredo marcante e uma personagem como Bianca que é cativante me deixa muito interessada pela leitura.
    Os temas abordados e esse relacionamento disfuncional me parecem ser uma boa mistura que tem tudo para me agradar. Confesso que acho que também ficarei meio nervosa com o fato de Bianca aceitar tão facilmente ser uma Duff.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler esse livro tem um tempo. Eu acho interessante o quão diferente ele é do filme, dando mais foco para os problemas emocionais dos personagens do que o filme dá. Uma pena eu ainda não ter conseguido colocar esse livro na minha estante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Acho que esse Chichê diferente que faz tanta gente gostar do livro. Só vi comentários positivos sobre ele. Comprei semana passada depois de ler muitas resenhas positivas. Quero ler em breve!
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Desde que vi o filme fiquei interessada no livro.
    Mesmo que ele pareça bem adolescente me interessei pela história leve que se propõe a ser.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  12. Lá no blog tem resenha desse livro mas não foi eu que li, e o mais engraçado é que as opiniões são as mesmas, cada vez fico mais curiosa com o livro, quem sabe eu leia em breve. Adorei suas fotos, como sempre.

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Olá Ana! Devo dizer que eu passei a perna em mim mesma e vi o filme antes do livro rsrs... O livro ainda não li, mas depois da resenha acho que preciso conferir logo, pois tenho certeza de que irei adorar.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie
    eu já assisti ao filme e adorei, espero ler o livro pois essa capa é amor e parece ser muito gostoso de ler, tenho visto vários elogios e sua resenha me deioxu ainda mais curiosa, é uma leitura leve mas que consegue retratar um assuntos sérios

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi. Desde que soube que Duff era um livro, eu queria muito dar uma conferida. Tem algumas diferenças gritantes em relação ao filme, mas é aquele clichê que todo mundo sempre ama. Adoraria conhecer melhor!
    Beijo, https://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©