26.6.17

Resenha Premiada | Quando Tudo Faz Sentido

26.6.17

Junte Os 13 Porquês, Quem é você, Alasca e Se eu Ficar e você tem Quando Tudo Faz Sentido.

Liz Emerson é a típica garota malvada de Ensino Médio americano. Ela e suas amigas – Kennie e Julia – cada uma tem uma história peculiar de como se tornaram amigas e nenhuma delas começa de um jeito agradável.

Mas ninguém enxergava além da maldade juvenil da garota popular. Eles viam aquela máscara que Liz usava, diminuindo os outros ela não se sentia tão sozinha onde ela vivia.
"É difícil mentir quando a verdade está morrendo na sua frente." - p. 50
No mesmo dia em que seu pai morreu anos atrás, Liz decide sofrer um acidente, um acidente muito bem planejado. 




Liz tem uma infância muito bonita até o dia em que seu pai falece, a partir dali, sua mãe se torna uma workaholic para superar a falta que o marido faz, mas ela deixa a filha de lado. E então Liz começa a se tornar alguém que ela não quer, mas não tem coragem de deixar de ser.

"Liz levara dezesseis anos para entender que olho por olho deixa o mundo inteiro cego." - p. 106
Quando tudo faz sentido trabalha com assuntos como ascensão social por meio do sofrimento alheio, bullying, assédio, relacionamentos disfuncionais e as consequências de tudo isso. Com uma dose agradável das leis de Newton. Elas são parte importante da história, já que Liz se baseia nelas, apesar de não compreender a matéria. Me identifiquei.

"Nada era completamente bom, só um pouco melhor, e seu maior medo sempre foi decepcionar as pessoas." - p. 109



"Das sete bilhões de pessoas que compartilhavam o planeta com ela, nenhuma sabia o que se passava em sua cabeça. Nenhuma sabia que ela estava perdida. Ninguém perguntara." - p. 121

A narrativa dessa história é bem intrigante, fiquei curiosa desde o início em quem estava narrando a história porque aparentemente ela é na terceira pessoa, mas você só vai entendendo quem ao longo do livro. Inclusive, essa narrativa intercala alguns flashbacks e a semana anterior ao acidente de carro de Liz. 

É uma história bem sensível e delicada que mostra que há mais nas pessoas do que elas deixam mostrar. O ser humano vai além do que se vê, nós somos mais profundos. Mas nossas atitudes acabam revelando um pouco do que há nessa profundidade toda. É uma história de causas e efeitos e como as coisas não são tão simples quanto as leis matemáticas querem dizer. Quando Tudo Faz Sentido é uma leitura rápida, com capítulos curtos e um ritmo cativante. Você sente várias coisas, desde compaixão até raiva pela nossa protagonista. Os personagens secundários são essenciais na história, pois são eles que constroem Liz.

"As aparências eram tudo que importavam, e ninguém nunca daria a mínima para o que ela sentia. Ninguém se importava que ela estivesse desmoronando." - p. 176



O livro pode ter alguns gatilhos pois aborda a depressão e suicídio.

"Havia um estranho vício no ato de espalhar um boato, em apreciar a dor de outra pessoa. Ninguém conseguia resistir." - p. 214

SORTEIO

  • Cumpra todas as entradas obrigatórias
  • Visitar é curtir a página
  • Você deve ser residente do Brasil
  • O livro será enviado pela Editora
  • O sorteio será realizado na sexta-feira (21/07)

 
a Rafflecopter giveaway
 
"Liz era uma garota silenciosa, e Julia sempre a deixava guardar seus segredos." - p. 261
 
 

19 comentários:

  1. Nossa, eu acho que nunca tinha parado para saber sobre o que era esse livro. Me interessei, além de essa capa ser um amor. ♡
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, pq gosto quando retratam a realidade dos jovens de modo que possamos aprender com o livro. Ansiosa pra ler :)

    ResponderExcluir
  3. Conheci você na feira do livro de BSB e através de uma foto com a Pam no Instagram encontrei seu Instagram e por conseqüência o blog, estou gostando muito. Gostei muito da resenha me deu muita vontade de ler o livro

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas só pela primeira linha da sua resenha tenho que conhecer.
    Sempre acabo lendo história com esses temas, acho super interessante ver como o autor desenvolve a história e os personagens.
    Adorei a resenha, parabéns!
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  5. Ah que incrível essa sua resenha menina, principalmente por ser uma história bastante dramática e tocante, achei linda essa edição também e estou participando do sorteio, quem sabe eu tenha sorte <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros assim com mensagens que nos tocam, e mudam o que pensam. Achei essa capa simples porém muito significativa 💘

    bárbara rios (@babirios_)

    ResponderExcluir
  7. Eu acho super importante que essa discussão seja trazida à tona, mas sinceramente acho que para mim ler esse tipo de história não faria bem. Tanto que desisti de ler Os 13 Porquês.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Oiiie, tudo bem?

    Adorei a capa! O livro parece bem interessante. :)

    Parabens pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Essa é uma história que não faz parte do meu gosto, porém não curto assunto de depressão e suicídio, além disso, você caprichou na resenha, está de parabéns pelas fotos lindaaas!

    Beijos
    www.mandyline.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi! (pode chamar assim?)
    Já tô tão curiosa pra saber o que vai acontecer com a Liz que se não ganhar esse sorteio acabarei comprando um exemplar pra mim.
    Me identifiquei com varios pontos da resenha e estou com uma expectativa imensa para o livro.
    O post tá lindo, sou apaixonada por tudo aqui!
    Beijooox

    ResponderExcluir
  11. Oie
    eu adorei sua resenha e edição esta uma graça, ainda não tinha visto o livro e é exatamente o gênero que curto então já esta na lista de desejados com certeza, amei a dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana, eu não conhecia o livro mais fiquei bem curiosa depois de ler sua resenha, a autora escolheu temas bem bacanas para retratar. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  13. Minha nossa, eu não fazia ideia que o livro abordava assuntos tão profundos, acho muito interessante livros que trabalhem isso, mostra que nem tudo é belo, acho que se lesse esse livro ia mexer muito comigo pois já fui vítima por muito tempo e sei o quanto é doloroso, entre outras coisas. Adorei sua resenha, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. ‘Junte Os 13 Porquês, Quem é você, Alasca e Se eu Ficar e você tem Quando Tudo Faz Sentido.’ Complicado, pra mim, Os 13 Porquês é um livro que beira a inutilidade, também não gosto de Quem é você, Alasca; então, acho que esse livro não é pra mim. É curioso essa banalização da depressão, tudo vira gatilho do capitalismo no final.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Gente que livro é esse?! E como não conhecia?! Achei super bacana avisar dos possíveis gatilhos e com certeza é um livro que aborda vários assuntos que precisam ser discutidos. Com certeza mexe muito com as pessoas. Dica bem anotada! E ótima resenha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiii
    Falou em Os treze porquês já fico em alerta. haushauhuashuas! Gostei muito do assunto que o livro vai abordar. Gosto muito de livros narrados assim. Esse Livro com certeza tem tudo para que amar. Certo que quero ler!
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Louca nesse livro. Me arrepiei lendo a sua resenha e já me interessei demais por essa leitura. Como é que eu não tenho esse livro na minha estante, senhor!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Menina eu vi esse livro e quis ler, mas sempre esquecia ele na wishlist da vida, e agora com tua resenha eu to bem tentada a ler, acho que uma leitura nesse estilo é o que preciso.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Ana! Tudo bem?

    Não conhecia o livro Quando Tudo Faz Sentido e gostei da premissa, achei interessante. Eu fiquei curioso e já quero ler o livro após a sua resenha, parece ser uma leitura envolvente. Dois detalhes que você elencou na resenha e gostei, um é que a leitura é rápida e outro os capítulos serem curtos!
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©