28.7.17

Resenha | Agente do Caos (Arquivo X)

28.7.17

Esse ano eu comecei a assistir a série Arquivo X ou The X Files, que acompanha os agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully. Ele é um “believer” acredita em teorias conspiratórias envolvendo o Governo e vida extraterrestre. Ela não, é cética e vê tudo dentro da ciência (por ser médica). Eles investigam casos que tem um plano de fundo com um pé no sobrenatural, em vida alienígena. Esse é o Arquivo X.


O livro Agente do Caos vai contar a história de Fox Mulder 5 anos depois do desaparecimento da irmã Samantha. Ou seja, bem antes do FBI. Nosso querido agente do FBI tem 18 anos nessa história e é aqui que vemos como ele começou a acreditar. 
 
"As pessoas vem o que querem ver, o que em geral não é nada importante." - p. 10







Mulder “mora” com o pai em Washington, não por vontade própria. Eles dois não tem uma boa relação pois depois que a irmã desapareceu o homem simplesmente desistiu da família e se afundou num “Projeto” no qual ele trabalha junto com o Governo.

"Mulder testemunhara em primeira mão a facilidade com que as pessoas aceitavam as explicações recebidas." - p. 35

Fox tem um amigo chamado Gary (mais conhecido como Gimble) que é completamente geek. O pai de Gimble, Major, é um ex-militar das Forças Aérea dos Estados Unidos e depois de perder a esposa perdeu as estribeiras e começou a se afundar em teorias conspiratórias envolvendo o Governo e vida extraterrestre (parece familiar?). E é com o Major (pai de Gimble) que Mulder começa a abrir os olhos. 
 
Mulder, nitidamente meu spirit animal.
 



"Ao acreditar que algo é possível, pode fazer com que aconteça. [...] A crença tem poder." - p. 188

Alguns desaparecimentos de crianças começam a acontecer e Mulder se vê dentro de uma das investigações depois da morte de um menino chamado Billy que tinha apenas 8 anos. Ele repara em algo que aparentemente a polícia não percebeu, nisso ele decide investigar "sozinho" (já que ele leva Phoebe - sua melhor amiga e crush - e Gimble junto dele) porque em sua cabeça, já que não pôde salvar sua irmã, pode tentar salvar essas crianças.
 

Nós vemos de onde Mulder tira a inspiração pra começar a estudar Psicologia (como hobby) que no futuro virou o curso dele e sua porta de entrada pro FBI. Foi interessante assistir Mulder com 18 anos já agindo como um agente, um investigador e com tanta paixão. O que às vezes colocava ele muito perto de um limite perigoso. Vemos Fox apaixonado por sua amiga, e lidando com um pai completamente ausente e babaca. (É Bill, você é um bosta).


Vemos um outro rosto conhecido do seriado, sabe o Fumaça? Ou Cigarette se você assiste a série legendada como eu. Pois é, ele tem seu momento no livro nos atormentando com aquela porcaria de cigarro. A autora fez um ótimo trabalho com Phoebe, a melhor amiga de Mulder, aparentemente ele sempre teve bom gosto para mulheres fortes e gostou desde o início de uma parceira feminina para trabalhar com. Phoebe é decidida, e um apoio muito grande pro Mulder. Os dois tem uma conexão muito forte, e ela já apareceu na série hein!

"Pessoas fizeram isso. [...] A natureza não cria monstros. Apenas os homens fazem isso." - p. 226

A narrativa é na terceira pessoa, mas a autora conseguiu utilizar isso muito bem para apresentar os sentimentos que Fox tinha ao longo dos acontecimentos do livro. É uma escrita rápida, o fechamento é bom, mas eu gostaria de ter sabido mais a respeito de um dos plots inseridos no livro. Mas no todo é um livro muito legal pra quem é adepto à série.Ver como tudo começou, por que começou e quando começou. Fora que Fox Mulder nunca é demais, diga-se de passagem...
 
 
http://amzn.to/2uFEHKy
 
"As pessoas veem o que querem. Ou o que o governo lhes diz para ver." - p. 264




8 comentários:

  1. Oi Ana!

    Que resenha maravilhosa! Adorei o título, em questões físicas e de conteúdo, é um gênero que não me é muito atrativo, mas considerando minha fase eclética me atraiu muito e estou super curioso para conhecê-lo, e assim que eu tiver oportunidade irei comprar, com certeza.

    Acabei de conhecer o blog e já estou amando, vou visitar sempre que puder com certeza. <3

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii, tudo bem?
    Sou louca para ler esse livro! Não acompanho a série (mas agora já quero assistir) mas o enredo me atrai bastante. Parece uma boa leitura e sua resenha super positiva ajudou para aumentar minha vontade hahaha
    Beijoss <3
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ana tudo bem?
    Fiquei bastante interessada em ler e até mesmo assistir a série, no qual apenas tinha visto que passava na televisão bem tarde a noite, pensei que os casos eram de outros gêneros e não até mesmo o universo alienigena, com toda certeza quero assistir agora, e essa edição está encantadora <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Hahahah não sabia da existência do livro e amei. Seria uma ótima leitura de entretenimento e até nostálgica, a capa está linda. Amei tudo, quero ler.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia da existência desse livro, mas acho que os amantes da série vão gostar demais da leitura. É sempre bom expandir o universo, né?
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. A série que todo mundo amava, não é mesmo? Eu não pegaria esse livro pra ler por não ser uma leitura que me prende, mas é um livro que eu gostaria de dar chance um dia.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie
    muito legal sua resenha e adorei o enredo, parece ser uma história bem incrível. Não sabia da série, fiquei bem curiosa

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Não sabia da série, acredita? Já vi o livro pela editora e tinha ficado interessada, porém achei que não seria uma boa alternativa conhecer de cara. Agora com a série, vou dar uma olhada melhor nela para depois quem sabe partir para o livro?! Adorei a sua resenha e suas fotos <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design / ©