16.2.18

Resenha | Um de Nós está Mentindo

Recebido como cortesia na caixa VIB do Grupo Editorial Record

Um de Nós está Mentindo é um Young adult indo pro lado do psicológico. É claro, foi uma leitura que eu gostei DEMAIS.

O livro se inicia com cinco alunos que foram parar na detenção, mas alguns deles são meio inesperados. Bronwyn é uma aluna perfeita, quase dentro de Yale, nunca na vida escolar foi para a detenção. Cooper é o atleta perfeitinho também, as notas incríveis, um futuro no beisebol garantido, Addy é a namorada de Jake, garota popular, nunca esteve na detenção. Nate é um garoto meio perdido, está em condicional por posse de drogas, não é lá o melhor aluno que a escola já viu, e apesar de ter visitado a Detenção às vezes, dessa vez, ele realmente não fez nada. E claro, temos Simon, o garoto que fez um blog chamado Falando Nisso, onde ele posta os piores podres de quem estuda na escola. Todos eles pararam na detenção por terem sido encontrados celulares descartáveis em suas mochilas que eles nunca viram na vida. O que acontece no período que eles ficam na sala com o professor que os supervisiona é o seguinte:

- um acidente de carro
- Todos desviam sua atenção até a janela.
- Simon começa a sufocar.
- Simon morre.

"Acho que nós somos quase amigos agora ou o tão amigável quanto se pode ser quando você não tem 100% de certeza que a outra pessoa não está tentando te incriminar por assassinato."

A polícia dá início a uma investigação, encontram traços de óleo de amendoim no copo de Simon – e ele era absolutamente alérgico. Todos os outros começam a ser suspeitos de matá-lo, porque todos eles tinham segredos que seriam revelados por Simon.




"Não sei porque é tão difícil para as pessoas assumirem que às vezes elas são idiotas que estragam tudo por acharem que nunca vão ser pegas."

Esse livro tem a vibe de Mentirosos, tudo nele revolve ao redor da morte de Simon, quem foi, porque, como. Mas além disso, vemos o background de cada um dos “suspeitos", já que a narrativa é feita na primeira pessoa intercalando cada um dos protagonistas. Addy vive em um relacionamento que pode ser considerado abusivo (pra quem me acompanha no Instagram pode ter visto que eu tava chamando o Jake de babaca), e com ela vemos que muitas vezes, as pessoas que estão nesse tipo de relacionamento nem se tocam disso. Bronwyn tem pais com condições financeiras que superam todos os outros juntos, e sua irmã Maeve que teve um passado envolvendo câncer que a privou de muita da experiência de viver. Nate tem pais distantes, a mãe sumiu a muito tempo, o pai é alcoólatra e sua casa é uma zona. Ele tem que trabalhar com algo que ele não deveria pra tentar sustentar tudo. E isso acaba fazendo com que ele seja uma espécie de bode expiatório. E com certeza, de todos, ele é meu o personagem favorito. E Cooper é o atleta com a namorada perfeita, com os pais que o apoiam na futura carreira universitária que ele está construindo.

Os quatro pouco se falaram na vida, ou existe algum passado no ensino fundamental. Até o dia da morte de Simon, onde todos eles se juntam. Porque são suspeitos de assassinato e querem provar sua inocência. Mas eles escondem os segredos que Simon provavelmente possuía de cada um deles.



"Era uma mentira que eu contava porque era mais fácil que a verdade." - p. 240

E esse ar de mentira cerca toda a narrativa, e isso faz o leitor duvidar dos seus narradores, o que é bem divertido, diga-se de passagem. Ao longo da história vamos descobrindo os segredos de cada um dos personagens, e entendendo o quebra cabeça que é a morte de Simon. Achei a finalização incrível, mas bem tensa e um tanto previsível. Afinal, temos um assassinato né? O livro tem um pouco de romance – saudável – que a gente precisa nesses YA (bom, pelo menos eu gosto rs). A autora trabalhou bem os assuntos discutidos no livro (pelo menos pra mim), os personagens – inclusive os secundários – são muito bem desenvolvidos e utilizados na história.


Se você gostou de Mentirosos, provavelmente vai curtir bastante Um de Nós está Mentindo. E eu queria compartilhar que eu ACERTEI a teoria. Bom, em partes hahaha. Investigue junto com o Quarteto de Bayview (ou clube dos assassinos, como eles são chamados) e entre nessa leitura creepy.

"Eu tenho que descobrir um jeito de conviver com isso. E não vai ser por não perdoar os erros dos outros."

http://amzn.to/2GkRtkD

15 comentários:

  1. Amei a resenha! Adoro esse tipo de livro, onde o autor te faz duvidar até dele mesmo haha Já está na minha lista de desejados <3

    Beijinhos

    Karen | Minha Secreta Poesia

    ResponderExcluir
  2. Oi, esse livro eu quero MUITO ler. Ele tem uma pegada de Pretty Little Liars, coisa que eu amo muito, então imagino que irei gostar bastante. Adoro quando tem esses romances na trama, acho que tira um pouco da tensão e YA precisa ter isso né?
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    É a segunda resenha que vejo desse livro e são só elogios! Fora os comentários que andei observando nos grupos que participo. Já anotei a dica, só esperando a oportunidade para ler! Amei sua resenha!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bom? Gente está todo mundo falando desse livro! Tô me sentindo perdida agora kkk sou a única que não leu? rs'
    Tô cheia de vontade de ler, mas minha lista de livros pra ler já está ENORME ...Quem sabe daqui um tempo?

    Bjs

    Fernanda Reads <3

    ResponderExcluir
  5. Já li diversas resenhas sobre esse livro e em todas eu fico intrigada com esse Simon. A vitima não me passa confiança, tenho pra mim que ele tamb´´em guarda muitos segredos que não estão revelados em seu site de fofocas. E como amei Mentirosos, é um livro que preciso ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Ainda não li Mentirosos nem esse, mas adoro a premissa de ambos e tenho muita curiosidade em ler, espero gostar também. Gosto de livros assim, que possuem mais de um suspeito e a gente fica doido para saber quem é o assassino(a). Amei a resenha.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito da capa desse livro e da forma como ele foi divulgado, com o quebra-cabeça. Quero ler e já vou colocar na minha lista.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Oiieee

    Eu gostei bastante do livro, pois as reviravoltas perto do final são bem imprevisiveis, achei que a autora se afasta do óbvio e gostei disso, dela arriscar para um final mais alternativo, que certamente surpreende.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana,
    Ainda não li Mentirosos apesar de sim ter vontade, pois parece ser um livro bem denso e cheio de mistérios, pelo que vi esse segue o mesmo ritmo. Não sei porque ao ler sua resenha no inicio me lembrei daquele filme bem antigo sabe "O clube dos cinco", claro que no filme não tem assassinato nenhum ihihi, mas veio a minha cabeça. Sobre a leitura achei interessante sim e vou anotar apesar de querer antes ler os Mentirosos.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Faz tanto tempo que não leio algo nessa vibe. Quando vi algumas pessoas no insta divulgando esse livro, fiquei curiosa. Agora lendo sua resenha fiquei convencida. PRECISO LER *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Estou bem curiosa com essa trama. Pelo visto é uma leitura para deixar o leitor preso aos mistérios que o autor trouxe ao longo da narrativa.
    Tenho visto bons comentários sobre o livro e sua resenha me deixou mais ansiosa pra conferir.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Nunca terminei Mentirosos porque o livro era emprestado, mas até onde li, curti, então, gostei da comparação, certamente vou curti essa leitura.

    ResponderExcluir
  13. Olá Ana, eu estou morrendo de vontade de ler esse livro, pelos seus comentários a autora trabalhou muito bem a trama e os personagens *--* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia a editora, mas li algumas sinopses dos livros mostrados aqui e não curto o gênero.
    Parabéns pela parceria

    ResponderExcluir
  15. Adoro um policial e investigativo, estou de olho nesse livro, e se ele segue o ritmo de mentirosos melhor ainda, perfeito...apesar de eu nunca conseguir descobrir quem está mentindo :o

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose • 2014 - 2018 Feito com ♥ por Lariz Santana