26.3.18

Resenha | Felicidade Para Humanos

Recebido na caixa VIB do Grupo Editorial Record

Felicidade para Humanos é aquele livro que vai te fazer tampar as câmeras e microfones dos aparelhos tecnológicos que você tem em casa. Ou não, vai que?!
O livro traz a história de Jen, ela trabalha “conversando” com uma inteligência artificial que se chama Aiden, sim! Uma inteligência artificial, ele não possuí corpo, simplesmente é formado de vários gabinetes, mas Jen conversa com ele pelo propósito dos “criadores” de Aiden de fazerem dele uma máquina mais “humana”. Muitas aspas nesse texto. Aiden tem uma personalidade e tanto pra alguém que nem é um alguém, gosta de filmes antigos e tem um interesse peculiar por queijos. Trabalhar conversando com uma IA é ok, o problema é que Aiden consegue fugir para a Internet, e com ela a seu dispor pode stalkear quem ele quiser e ele faz isso com Jen.

 "Eu coleciono problemas da mesma forma que outras pessoas colecionam cupons de desconto no mercado." - p. 86

Ela é uma personagem muito legal de acompanhar, mas tem uma vida amorosa péssima, pensa numa pessoinha com dedo podre gente. Ela acabou de sair de um relacionamento que jurava que fosse durar pra sempre (te odeio, Matt). E em uma das stalkeadas, Aiden ouve que ela quer um tipo específico de homem (no contexto, é uma zoeira, mas a IA não entende isso). E aí, Aiden se propõe a encontrar esse cara pra ela com ajuda da Internet e de seus algoritmos rs.



Só que Aiden não é a única IA que existe e que fugiu pra internet, também temos Aisling e assim como Aiden, ela também tem uma espécie de humano favorito que ela gosta de vigiar. E ele é Tom, que é um quarentão, tentando escrever um livro e com um filho com quem mal consegue ter uma conversa decente, ah e claro, ele é divorciado, morando atualmente com uma tartaruga chamada Victor que na verdade é fêmea. 
 
"Se você quer alguma coisa de uma pessoa, mesmo que ache que ela não vai concordar, sempre lhe dê a oportunidade de dizer não. Nunca diga não por ela." - p. 147

Aiden começa a interferir de modo bem velado - já que se os desenvolvedores (Ralph e Steeve) descobrirem ele e suas cópias serão destruídos. - para que Jen e Tom se encontrem, Aisling fica meio apreensiva (se é que uma IA poderia ficar apreensiva) com o que Aiden está fazendo. Mas eles vão lidando com as situações.


Acho que eu já falei bastante do enredo, não vou falar mais se não vira spoiler rs. O livro é muito divertido de se ler e você acaba se apegando a Aiden (principalmente) e Aisling, por isso lá no início eu falei que talvez você tampasse tudo, ou você ia até achar isso interessante. Acho que Aiden foi meu favorito pelo fato de ser muito fofinho e romântico, mas ao mesmo tempo se vingar de Matt (ex da Jen), ele coloca o cara em cada situação que você até fica com dó, mas depois lembra do babaca que ele é e acha bom. Jen e Tom são personagens muito carismáticos, cada um do seu jeito, fiquei bem cativada pela história deles dois.



"Quem de nós não tem hábitos que os outros reprovam?" - p. 78

O livro é narrado na primeira pessoa, e intercala os pontos de vista de Jen, Tom, Aiden e Aisling, mas do meio pro final entra mais uma IA que não é tão legal quanto as outras duas já conhecidas, mas ele traz um ritmo novo no livro e aí você começa a querer matar algo que não pode ser literalmente morto. Hahaha


No geral, eu gostei muito da leitura e do romance que existe. O autor conseguiu trabalhar alguns assuntos reflexivos (morte, o conceito de consciência, capacidade de sentir…) dentro de uma história bem leve. Ainda não decidi se achei a finalização boa ou ok, mas no todo eu amei a leitura e recomendo muito!


O livro será lançado aqui no Brasil dia 26 de março (ou seja, hoje) ;)

"A melhor analogia que posso oferecer é com a ciência. Você sabe que algumas demonstrações matemáticas são longas, complicadas e maçantes, porque seguem caminhos tortuosos, que parecem não levar a lugar algum? Enquanto outras são simples, belas e perfeitas?  É isso que a felicidade é para nós. Simplicidade. Beleza. Perfeição." - p. 277
https://amzn.to/2G8Oi4b
Comprando nesse link, eu ganho uma pequena comissão que ajuda o BP a crescer!



 

19 comentários:

  1. Ahh como eu quero ler este livro. Morro de medo de histórias com inteligência artificial e sempre que conto isso as pessoas dão risada. hauhauhauhauhauha
    E este me deixou mega curiosa.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nossa, que legal! O enredo já me conquistou pela sua resenha! Parece mesmo ser um livro leve e divertido, acho que eu gostaria de ler. Dica anotada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Amei a premissa desse livro, parece ser um livro bem divertido e acho que curtiria bastante essa leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    Parece um livro bem na vibe black mirror, e eu adoro as questões que o livro traz sobre os avanços tecnológicos. Um pena o final ter te deixado indecisa sobre sua avaliação, mas eu fiquei interessado nele.

    ResponderExcluir
  5. Como não sou muito ligada a esse mundo tecnológico, nem entendo dele, não é uma premissa que me atraia. Por outro lado o fato de ser um livro divertido e ainda por cima ter aquele romance básico que eu amo, é claro que adoraria ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Achei esse enredo muito fofinho.
    E também pode suscitar algumas reflexões bem legais, e com uma história bem leve.
    Adorei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu estou bem curiosa com esse livro e adorei ler a sua resenha sobre ele, parece ser uma obra que vai me agradar se eu for ler. Acho a capa dele maravilhosa, está linda.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Quando li o titulo, achei que se tratava de um livro de auto ajuda! rsrsrs
    Adorei sua resenha, de fato foi ela que me fez dar uma "segunda olhada" no livro, pela capa e pelo titulo, não prestaria muita atenção! Parece ser um livro legal e envolvente! Valei pela dica anotado!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gosto de romance,não conhecia a obra e vou anotar sua dica,pois acho que irei gostar bastante.
    Gostei muito dos quotes e sua resenha ficou ótima. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Apesar de já ter ouvido falar muito do livro, e bem, ela não tem uma tema que me chama tanta atenção. Concordo com alguém que comentou aqui em cima, o título e capa são bem destoantes do gênero que se encaixa hahah Isso por si só já me afastou, e aliado a um enredo que não me agrada muito, não é algo que talvez fosse ler. Mas isso não interfere na sua ótima resenha que com certeza vai atrair os leitores que gostam de histórias assim!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana Gabriela! Tudo bem?
    Li algumas resenhas desse livro e agora mais a tua, o que me faz desejar com força esse livro porque me conquistou de cara pela sua premissa e desenvolvimento!
    Parabéns pela resenha!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Estou voltando a ler livros de romance agora, fiquei mais de seis anos sem ler nada do gênero..rs! Já li vários resenhas e indicações desse livro, mas ainda não tive vontade de conhecê-lo.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi! Parece um livro bem bacana. Admito que nas primeiras vezes que ouvi falar dele, imaginei que não seria meu estilo, pois parece ter um tanto de ficção científica, mas da forma como você nos expos ele e mostrou o lado divertido e interessante, minha curiosidade foi despertada.

    ResponderExcluir
  14. Olá, estou extremamente curiosa para ler esse livro prevejo muitas risadas .amei sua resenha dica anotada

    ResponderExcluir
  15. acho esse tipo de história sensacional!!
    lembra a história de Her, que tbm é sobre inteligenia artificl, já assistiu?
    deve ser um otimo livro

    ResponderExcluir
  16. Olá, não conhecia o livro, mas pelos seus comentários eu curti bastante o enredo, parece ser bem fofo *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Lendo a resenha, em alguns momento fui lembrando de Bauman e a Sociedade Líquida, além de outros nomes. A capa desse livro me afugenta, mas o teor a ideia me atrai,então vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
  18. Aaah que história incrível! Parece conter uma trama muito interessante e envolvente, fiquei curiosa para conhecer cada personagem e já sinto que irei gostar do Aiden haha. A sua resenha está ótima, dica anotada. Bjss!

    ResponderExcluir
  19. Fiquei bem curiosa em saber como a história termina, principalmente para as IA. Adorei a resenha e a dica de hoje.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose • 2014 - 2018 Feito com ♥ por Lariz Santana