24.4.18

Resenha | Crônicas de Marte




Bom, antes de escrever essa resenha eu fui em outros blogs saber qual tinha sido as opiniões acerca do livro. Me senti compreendida, devo confessar.


As Crônicas de Marte trazem 15 contos de autores conhecidos no universo literário, quem juntou e selecionou foi nada mais nada menos que George R. R. Martin. A ideia dos contos era apresentar Marte, considerando que o planeta vermelho lembra os tempos de ouro da ficção científica. E os autores convidados fizeram o serviço de apresentar o planeta, com seres estranhos e claro, colonização terrestre.


Não vou falar de todos os contos, e vocês vão entender o melhor porque mais na frente, mas eu queria falar um pouco do primeiro conto: “Sangue Marciano”, de Allen M Steele. Ele apresenta um humano que é uma espécie de guia turístico nas Terras Marcianas. Um dia aparece um cientista querendo ir numa das tribos andarilhas de Marte, e claro, ele só pode fazer isso com alguém de confiança para os pertencentes a tribo. Esse cientista descobriu algo que poderia mudar as relações entre humanos e marcianos, já que elas são meio estremecidas.
 





Achei o final surpreendente, tem uma crítica bem interessante relacionada a conhecimento, e foi um pontapé bem escolhido pro início da coletânea. Pena que pra mim, os outros contos não foram tão bons. Acho que dos 15, gostei de verdade de dois, esse que eu citei e Patinho feio, de Matthew Hughes. Os outros ficaram numa linha tênue entre “esse deu pra levar até o fim” e “esse foi intragável e pulei a leitura”.


Os contos têm críticas e abordam temas diferentes, mas eles têm pontos em comum, acabam apresentando a população marciana ou como extinta, ou quase extinta. Também achei que eles mostraram Marte quase sempre como inferior ou atrasada (o que provavelmente não seria verdade rs).

Os autores também utilizaram recursos diferentes, em um dos contos, é em formato de “carta”, outro em log de navegação. Também achei que os autores representaram os humanos muito “bonzinhos”, isso não seria muito real se acontecesse na vida de verdade. Só no último conto que temos um pouco de Guerra e o ser humano é “mal”. Não funcionou :( infelizmente, mas a Arqueiro tá de parabéns pela edição do livro. Tá fantástica!





Um comentário:

  1. I think this book should be awesome dear,thanks for sharing..

    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose • 2014 - 2018 Feito com ♥ por Lariz Santana