27.6.18

Resenha | A Farsa & Uma Sombra Ardente e Brilhante

Recebidos em parceria com o Grupo Editorial e Galera Record


Nunca vi um livro que faz tanto jus ao nome. Realmente, esse livro é uma farsa de thriller. Jane Hughes​ tem um emprego no abrigo de animais locais, um namorado super maravilhoso e uma boa casa no país de Gales. Só que ela vive uma grande mentira, considerando que o nome real dela nem esse é. 5 anos antes, ela e suas amigas resolveram ir pra uma espécie de retiro espiritual (?) em um lugar desconhecido pra todas elas. Só que o passeio que deveria ter juntado mais as amigas, acabou terminando com a morte de duas delas. Jane então, foge dessa realidade, trocando de moradia e de nome tentando deixar o passado pra trás​, até que aparece alguém que aparentemente sabe a verdade.

Eu sou uma pessoa que tento muito com as leituras. Mas se chega num ponto onde elas estão atrapalhando o meu ritmo, eu abandono. Foi isso que aconteceu com A Farsa.





O livro não me convenceu, primeiramente porque nenhum dos personagens te dá apelo emocional pra fazer o leitor se conectar a eles. Sério. A personagem principal é tapada (não tem outra palavra pra descrever), tinham coisas que estavam bem no nariz dela, e ela nem suspeita de nada. NADA. O início do livro até que é interessante, somos apresentadxs ao presente de Jane, e aos acontecimentos do passado dela, na viagem. Nós ficamos sabendo o que rolou lá.

Mas claro que não ia ficar só nisso, na parte eu que eu travei na leitura, tudo que era revelado em relação a viagem, perdia a emoção quando apresentavam o presente. O livro me parece uma tentativa preguiçosa de suspense psicológico. Personagens chatos, história reta demais e mal planejada. Não deu mesmo. 

"Nossas lembranças são as únicas coisas das quais não podemos fugir, as únicas coisas que não podemos alterar." - p. 89

Não sou o tipo de pessoa que resenharia um livro do qual eu desgostei tanto, porque sinto uma responsabilidade sobre quem me segue de simplesmente não querer dar uma oportunidade a leitura pela minha opinião, mas eu tinha o compromisso com a editora. Então tá aqui a MINHA opinião ok? Você é livre pra conferir o livro e comentar comigo o que achou rs.





Uma Sombra Ardente e brilhante foi um livro com o qual eu também tentei bastante, mas não fluiu muito bem.

Henrietta tem um poder relacionado a fogo, ela precisa esconder essa habilidade porque pode ser acusada de bruxaria. E que fiquei claro que, só feiticeirOs podem usar seus poderes, se ela, uma mulher, os usa é condenada a guilhotina. Só que ela é salva pelo gongo porque é a menina de uma profecia, e é nomeada a primeira feiticeirA em SÉCULOS. Henrietta está presa a profecia de que vai derrotar os ancestrais, nisso ela começa a treinar pra conseguir fazer o que se espera dela.

Mas será que é dela que estão falando?

Fui dar uma olhada no goodreads quando eu estava chegando perto da metade e continuava achando a leitura arrastada (e sofrível), e me surpreendi quando eu vi pessoas concordando comigo e deixando alguns pontos interessantes.

Há muitos elementos semelhantes de outras histórias famosas (instrumentos mortais e Harry Potter por exemplo). E isso foi o que me incomodou bastante, apesar de eu não ser muito adepta a leitura de fantasias, eu não achei Uma Sombra Ardente e Brilhante uma história original. Várias coisas que eu lia, eu já lembrava de ter lido em alguma outra história. Se isso acontece uma ou duas vezes durante uma leitura, é ok, mas se aparece o tempo todo tem algo errado.

Outra coisa é que a autora não arriscou em nada no desenvolvimento da história, ela tava com um livro nas mãos, poderia ter inventado o que bem quisesse, mas ela fez tudo muito óbvio, muito na zona de conforto. A construção do universo não me agradou, por isso e também por ter ficado um pouco confuso ao longo das páginas que eu consegui ler. A autora parecia não ter interesse em descrever os personagens, lugares etc. E assim fica difícil entrar num mundo fictício. Fora a quantidade de interesses amorosos que a Henrietta tem (O QUE QUE TÁ ACONTECENDO).

O livro tinha tudo pra ser bom, mas não foi. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose • 2014 - 2018 Feito com ♥ por Lariz Santana