8.6.18

Resenha | Volta para Casa

Recebido em parceria com a Editora Arqueiro


❝[...]A dor é melhor. Porque viver a dor é melhor do que dar meu filho como morto e tocar o barco adiante. Não há mãe que faça isso, que desista de encontrar um filho desaparecido. Com a dor eu consigo viver; com a derrota, não.❞ - p. 127

Volta Para Casa é um dos livros em que Harlan Coben conta a história de Myron Bolitar - não, não li os outros, mas com certeza vou. Além desse livro tive só uma outra experiência com a escrita do Harlan, há muito tempo e gostei da história, mas demorei tempos pra pegar outro livro. Vamos a resenha.

Volta Para Casa vai trazer a história de duas famílias - Moore e Baldwin - que se viram transformar em um foco de tragédia. Patrick Moore e Rhys Baldwin com apenas 6 anos de idade estavam na casa de Rhys brincando, na responsabilidade da babá finlandesa de 18 anos. Quando Nancy (mãe de Patrick) vai buscá-lo ninguém atende a porta, isso depois de um tempo vira uma preocupação pra ela, quando avisa Brooke (dona da casa e mãe de Rhys) elas duas correm para lá e descobrem a babá amordaçada em uma cadeira e os dois meninos desaparecidos. De acordo com a babá, homens armados apareceram na cozinha enquanto ela preparava um lanche pros meninos, que logo a prenderam na cadeira e pegaram os meninos. Um pedido de resgate foi feito, mas nunca ninguém apareceu no ponto de encontro para pegar o dinheiro. Dez anos se passaram e nada. As duas famílias estão sofrendo.

❝É assim que eu gosto de trabalhar. Ou de investigar. Faço um monte de perguntas imbecis. Dou um monte de tiros no escuro e às vezes acabo acertando em alguma coisa.❞ - p. 123

 
Até que Win, o primo de Brooke recebe um e-mail com a localização dos meninos. Ele voa para Londres - considerando que ele é podre de rico, isso não é muito difícil - e vai até lá. E vê Patrick. 10 anos depois ele vê Patrick. Agora ele vai se juntar novamente com seu parceiro Myron pra tentar encontrar o filho de sua prima e Patrick e trazê-los de volta pra casa.

❝As pessoas acham que não há sofrimento onde não há lágrimas.❞ - p. 95

⠀Que história, meus amigos! Volta para casa é narrado na terceira pessoa, e em poucos capítulos na primeira pelo ponto de vista do Win. É um romance policial, que envolve família. Perfeito. Harlan Coben me deixou intrigada, presa a escrita dele que apesar de ter bastante detalhes é fluída. O Patrick que volta pra casa é muito diferente, talvez pelo o que passou durante esses dez anos, talvez não. Win e Myron começam a ir mais fundo com a descoberta de Patrick para tentar encontrar Rhys, já que esse sempre foi o foco de Win, ele quer trazer o filho da prima de volta. O problema é que Nancy coloca o menino dentro de uma bolha impenetrável, mas mesmo assim, eles percebem que alguma coisa dentro do caso não fecha, uma expressão que eles usam é que “estão comendo mosca” e se estão!




❝Todos achamos que somos capazes de detectar a verdade alheia, mas que, ironicamente, ninguém é capaz de detectar a nossa.❞ - p. 160

Coben constrói um mistério cheio de reviravoltas, criei várias teorias enquanto lia, mas elas iam sendo derrubadas pelas coisas que Win e Myron desvendavam. E que dupla é essa? Me lembrou a dinâmica entre House e Wilson, ou Sherlock e Watson. Sempre tem alguém com o quociente emocional baixo e com recursos infinitos nessas duplas né? Mas elas funcionam muito bem comigo! Os personagens secundários também são bem utilizados na história, Nancy, Hunter, Brooke e Chick - os pais dos meninos - cada família tem que lidar com alguma situação ocasionada pelo sequestro dos dois. E isso é mostrado é explorado pra concluir o caso.

❝Buscar conhecimento é mais importante que debater, não é?❞ - p. 206

Tudo é interligado nessa história, achei o desenvolvimento incrível, as pontas soltas que vão sendo deixadas ao longo da leitura são fechadas, e sério, uma leitura cativante e muito bem escrita. Por isso falei lá em cima que eu quero ler os outros livros que tem o Myron de personagem. Indico muito pra quem gosta de romances policiais :)

https://amzn.to/2MbOSNU



Um comentário:

  1. Oi Ana!!! Estou lendo um livro do Harlan Coben também, " Não fale com estranhos ". Estou adorando a forma como ele escreve e desenrola o tema. Não conhecia Volte para Casa, achei muito interessante a história, confesso que tenho problemas com temas de crianças perdidas, acho que por ser mãe acabo me colocando no lugar dos personagens e sofro junto rsrs Mas a curiosidade certamente vai ser maior, já entrou pra minha wishlist! Beijos <3

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada pela visita e volte sempre <3

Bela Psicose • 2014 - 2018 Feito com ♥ por Lariz Santana